Rede de agências do Sicredi cobre 83% dos municípios paranaenses
Instituição financeira cooperativa expande sua rede física em todo o estado com inaugurações em cidades de diferentes portes. Investimentos promovem inclusão financeira e democratizam o acesso a produtos e serviços
Publicado: 12/06/2023, 14:55
Com 76 agências inauguradas no Paraná nos últimos cinco anos, o Sicredi se consolida como a instituição financeira com a maior rede de atendimento do estado. Ao todo, são mais de 459 agências em 331 municípios paranaenses. Na capital do estado, por exemplo, o Sicredi inaugura em junho sua 13.ª agência, localizada no Centro Cívico. Novos investimentos também estão sendo realizados em três obras em andamento nos bairros São Braz, Santa Felicidade e Hugo Lange.
Em expansão nos grandes centros paranaenses, a instituição financeira cooperativa também segue fortalecendo o relacionamento com seus associados nas pequenas localidades. Aliás, a presença do cooperativismo de crédito nas comunidades com menor densidade populacional tem contribuído para a inclusão financeira e democratização no acesso aos produtos e serviços. Somente no Paraná, o Sicredi é a única opção de instituição financeira fisicamente presente para moradores de 58 municípios.
"Mesmo com os avanços proporcionados pela transformação digital, acreditamos no valor do relacionamento próximo. Isso quer dizer que, mesmo oferecendo todas as opções de atendimento remoto por meio de canais móveis como App, WhatsApp e Internet Banking, entendemos que a decisão de como prefere ser atendido é do associado, e não do Sicredi. Se ele optar pela agência presencial vai encontrar uma equipe especializada e preparada à disposição, e se precisar resolver o seu dia a dia remotamente também terá qualidade de atendimento. Essa estratégia permite oferecer mais poder de escolha ao associado sobre o formato mais conveniente de relacionamento, além de fomentar o desenvolvimento econômico regional por meio da geração de emprego e renda, afinal, para cada agência, novos empregos e impostos são gerados na região onde é instalada”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Impacto Positivo medido pela Fipe
Esse impacto positivo do cooperativismo no desenvolvimento das áreas de atuação foi registrado em uma pesquisa divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). De acordo com o estudo, o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios onde atua em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.
Um jeito diferente de fazer negócios
"Como instituição financeira cooperativa com mais de um século de história, o Sicredi tem um compromisso sólido com as regiões em que atua. Para nós, ter uma agência em um município vai além de oferecer soluções e serviços financeiros. Significa investir em iniciativas que fomentem a educação de forma ampla, como o nosso Programa A União Faz a Vida (PUFV), ou que ajudam a difundir conceitos de planejamento do orçamento, por meio das inúmeras oficinas desenvolvidas em parceria com colaboradores voluntários, além de programas de educação financeira junto a empresas, escolas e entidades. Essa atuação completa e integral só é possível porque nos importarmos com as comunidades onde estamos inseridos e acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro mais próspero", finaliza Dasenbrock.
Com informações de assessoria