Serviços eletrônicos crescem 1.602% nos Cartórios de Notas do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Serviços eletrônicos crescem 1.602% nos Cartórios de Notas do Paraná

Transações de imóveis, divórcios, testamentos, procurações e até reconhecimento de firmas já podem ser feitas de forma online pela plataforma nacional

Os Cartórios de Notas do Paraná totalizaram mais de 132 mil transações digitais, com crescimento de 140% em 2023 em relação ao ano passado
Os Cartórios de Notas do Paraná totalizaram mais de 132 mil transações digitais, com crescimento de 140% em 2023 em relação ao ano passado -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Passados exatos três anos da autorização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os atos de escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doações, inventários, divórcios, testamentos, entre outros possam ser realizados de forma eletrônica, os Cartórios de Notas do Paraná totalizaram mais de 132 mil transações digitais, com crescimento de 140% em 2023 em relação ao ano passado.

Os dados consolidados pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), entidade que reúne os 8.344 Cartórios de Notas do país, abrangem todos os tipos de escrituras públicas – compra e venda, doação, inventário, partilha, divórcio, entre outros -, procurações, certidões digitais, autorizações eletrônicas de viagem, reconhecimentos de firma e traslados, uma vez que hoje 100% dos atos neste tipo de cartório podem ser feitos de forma online, pela plataforma eletrônica nacional www.e-notariado.org.br .

Implantada nacionalmente pelo Provimento nº 100, em maio de 2020, em meio à necessidade de atendimento remoto à população em razão da pandemia do novo coronavírus, a plataforma registrou em seu primeiro ano 5.262 atos praticados no Paraná. Já no segundo ano de funcionamento, o número cresceu 610%, totalizando 37.384 atos digitais. Em 2023, novo salto, para 89.572, registrando um crescimento de 140% nos serviços eletrônicos. No acumulado dos três anos o aumento foi de 1.602%.

“Depois de três anos do lançamento do e-Notariado, temos 100% dos atos notariais feitos de forma digital, dando a opção para o cidadão de ir pessoalmente a um Cartório de Notas ou utilizar o serviço de forma eletrônica”, comenta Daniel Driessen Junior, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e titular do 4º Tabelionato de Notas de Curitiba/PR. “Com os atos feitos digitalmente, o cidadão poderá resolver suas questões com agilidade e conforto, tendo a garantia de que os documentos digitais serão certificados por um notário”, explica.

Atos Digitais

Para realizar os serviços dos Cartórios de Notas de forma online, o usuário deverá emitir um certificado digital notarizado – que pode ser feito gratuitamente e online pela plataforma www.e-notariado.org.br, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado para assinar seus documentos online, e que terá validade de três anos.  A partir daí ele pode solicitar qualquer ato online, agendando uma videoconferência com o tabelião de notas e assinando eletronicamente seus documentos, inclusive por meio de seu aparelho celular.

No caso dos reconhecimentos de firmas, o cidadão deverá acessar a plataforma www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual em cada um dos Estados do país.

Sobre o CNB/PR

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado do Paraná. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL). A UINL é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial, praticando atos que conferem publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos negócios jurídicos pessoais e patrimoniais, contribuindo para a desjudicialização e a prevenção de litígios.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE