Paraná seleciona mais de 500 profissionais para residência técnica
O programa de Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre) está ofertando 506 vagas para Curitiba e 24 cidades do Interior do Paraná
Publicado: 30/05/2023, 19:17

Profissionais recém-formados em diferentes cursos e áreas do conhecimento podem se inscrever até 14 de junho em mais uma Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado. O programa de Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre) está ofertando 506 vagas para Curitiba e 24 cidades do Interior do Paraná. As inscrições são gratuitas e exclusivas pela Internet.
O início das atividades está previsto para agosto de 2023, com dois anos de duração. Cada profissional receberá bolsa mensal de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220.
Coordenadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as residências técnicas são reconhecidas como política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. Os programas são desenvolvidos em conjunto com as universidades estaduais, órgãos e autarquias da Administração Direta.
Semelhantes às residências da área da Saúde, os programas de Restec contemplam atividades práticas associadas a um curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. O objetivo é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de todos os campos do conhecimento para atuação no setor.
A Restec Integre conta com a parceria da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). As atividades práticas serão desenvolvidas em 30 instituições do Executivo Estadual, de segunda a sexta-feira, com 30 horas semanais. Já os conteúdos acadêmicos e pedagógicos serão aplicados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância (EaD), com carga horária total de 360 horas.
Para o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, os programas de residência contribuem para a formação profissional e agregam conhecimentos para quem tem interesse na carreira pública. “A Residência Técnica é uma modalidade diferenciada de formação profissional promovida pelo Estado do Paraná, que favorece o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a universidade e os serviços disponibilizados aos cidadãos em nível estadual”, afirma.
SELEÇÃO
A seleção dos residentes será em etapa única, por meio de uma prova online de caráter eliminatório e classificatório. Serão 20 questões objetivas, elaboradas a partir do conteúdo programático e das referências disponíveis no edital. Serão atribuídos cinco pontos para cada questão correta, perfazendo o total de 100 pontos. Estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos.
O teste terá uma hora de duração e será aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro. Os concorrentes receberão via e-mail as orientações e informações para o acesso à plataforma digital, que será liberada um dia antes da prova.
A classificação será disposta de acordo com as vagas e os municípios escolhidos no ato da inscrição. Os demais candidatos serão incluídos no cadastro de reserva e poderão ser convocados para ocupar vagas de desistentes, desde que haja tempo hábil para participar das disciplinas do curso de especialização.
Serviço:
Residência Técnica em Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Restec Integre)
Inscrições: até 14 de junho – AQUI
Edital AQUI
Homologação de inscritos: até 21 de junho
Aplicação de provas: 30 de junho
Resultados: 10 de julho
Matrículas: 12 de julho a 1º de agosto
Início das atividades: 28 de agosto
Com informações da Agência Estadual de Notícias