Data reforça importância do trabalho do assistente social | aRede
PUBLICIDADE

Data reforça importância do trabalho do assistente social

O CRESS-PR aproveita a data para enfatizar a relevância dessas/es profissionais na defesa dos direitos humanos e na prestação de serviços de qualidade. Além disso, o órgão expõe suas principais demandas e solicitações

A temática escolhida para a data é “Serviço Social: uma profissão necessária para o desenvolvimento do Brasil”
A temática escolhida para a data é “Serviço Social: uma profissão necessária para o desenvolvimento do Brasil” -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

No Dia da/o Assistente Social (15 de maio), o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) destaca a importância da profissão na garantia dos direitos humanos e da qualidade dos serviços prestados à toda população. As principais lutas da categoria são a implementação da carga horária de 30 horas, a criação de concursos públicos com salários dignos e a presença de assistentes sociais nas escolas.

A temática escolhida para a data é “Serviço Social: uma profissão necessária para o desenvolvimento do Brasil”. Neste ano, ainda se comemora os 30 anos do Código de Ética da/o Assistente Social e o aniversário da Lei 8662/1993 que regulamenta a profissão.

“Existem iniciativas que buscam a desregulamentações de diversas profissões, incluindo o Serviço Social. Por isso, nosso objetivo atual é fomentar o debate e incidir em ações que deem visibilidade sobre o papel fundamental das e dos assistentes sociais na sociedade, defendendo suas responsabilidades e competências profissionais. Também é importante destacar o impacto que causamos nos diferentes contextos em que atuamos, assegurando direitos e garantindo a prestação de serviços de excelência para a comunidade”, ressalta Andrea Braga, presidenta do CRESS-PR.

Principais lutas da profissão

A busca pela implementação da carga horária de 30 horas é uma das principais reivindicações das e dos assistentes sociais como um direito garantido pela Lei 12.317/2010.

Outro assunto que merece atenção é a urgência de promover concursos públicos com remuneração justa, visto que muitos assistentes sociais enfrentam condições de trabalho precárias e falta de valorização.

A inclusão de assistentes sociais nas escolas, conforme estabelecido pela Lei 13.935/19, é mais uma medida de extrema importância e indispensável em todo o país. Esses profissionais desempenham um papel significativo na política educacional, atuando em uma ampla gama de questões que vão além do ensino-aprendizagem e abrangem situações de violência, evasão escolar, trabalho em rede e acesso a direitos. 

A presidenta do CRESS-PR explica que as e os assistentes sociais exercem um papel essencial no combate às desigualdades sociais e na prevenção de abusos, atuando como intermediários entre a comunidade escolar e as famílias. “Além disso, estamos preparados para enfrentar as demandas complexas da sociedade, fornecendo a orientação e o encaminhamento para os serviços necessários”, ressalta Andréa Braga 

Para o Conselheiro Marcelo Nascimento de Oliveira “também fazem parte da pauta do conselho as lutas anticapacitistas e antirracistas, bem como a oposição a todas as formas de opressão e preconceito”. Para ele, essas expressões, frutos da intensificação da exploração do trabalho, precisam ser compreendidas e enfrentadas por nossa categoria profissional em conjunto com outras classes trabalhadoras.

“O Serviço Social é uma profissão regulamentada, com princípios e atribuições definidos e um projeto ético-político que define a identidade coletiva da profissão. Na comemoração da nossa data, queremos mostrar para toda a sociedade como nossa profissão é necessária e que, ao realizarmos um trabalho socialmente comprometido e ético, conseguimos promover a justiça social e a dignidade humana”, frisa Andréa Braga.                         

Programação comemorativa

O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-PR) convida os/as assistentes sociais para participar no dia 17 (quarta-feira) das ações alusivas à data. A programação inclui palestras, homenagens e a posse das novas/os conselheiras/os. A noite será encerrada com uma apresentação cultural e um coffee break.

Mais informações em https://cresspr.org.br/.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE