Campos Neto defende meta de inflação e diz que juro "já foi mais alto” | aRede
PUBLICIDADE

Campos Neto defende meta de inflação e diz que juro "já foi mais alto”

Presidente do BC diz que a decisão sobre a taxa básica de juros é "coletiva e técnica" e repete que a inflação tem caído "muito lentamente"

Campos Neto defende meta de inflação e diz que juro "já foi mais alto”
Campos Neto defende meta de inflação e diz que juro "já foi mais alto” -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a defender o atual regime de metas de inflação adotado no Brasil.

Ao participar de um debate no Senado sobre juros, crescimento e inflação, que também conta com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira (27/4), o chefe da autoridade monetária reconheceu que a taxa de juros é alta no país, mas está abaixo da média histórica e da média recente.

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para este ano é de 3,25%. Como há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75% – índice bem inferior aos mais de 6% projetados pelo mercado para o fim de 2023.

“Nós temos um sistema de metas, que funcionou muito bem. É um sistema que funcionou em todos os países”, disse o presidente do BC. “Temos uma meta que vem caindo e chega a 3% em 2024. A meta é determinada pelo governo e o BC tem autonomia para executá-la.”

Juros

Sobre a taxa de juros, atualmente em 13,75% ao ano (o que significa um juro real na faixa dos 8%), Campos Neto disse que o índice já esteve em patamares muito superiores.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

Quando o Comitê de Política Monetária (Copom) aumenta os juros, o objetivo é segurar a demanda aquecida, o que se reflete nos preços — os juros mais altos encarecem o crédito e, assim, ajudam a conter a atividade econômica, com menos dinheiro em circulação.

Leia mais em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE