13 estados têm mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados | aRede
PUBLICIDADE

13 estados têm mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados

O dado considera emprego formal com carteira de trabalho; todos os Estados do Nordeste e 4 estados do Norte apresentam maior dependência do benefício

13 estados têm mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados
13 estados têm mais beneficiários do Bolsa Família do que empregados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O número de beneficiários do programa social Bolsa Família supera o de trabalhadores formais em 13 estados, das 27 unidades federativas do Brasil. Em 2022, eram 12 estados.

Até o ano passado, o Rio Grande do Norte não entrava na estatística, o que passou a acontecer neste ano. Norte e Nordeste concentram os estados onde essa disparidade é maior. 

Veja lista:

Acre

Amazonas

Pará

Amapá

Maranhão

Piauí

Ceará

Rio Grande do Norte

Pernambuco

Bahia

Sergipe

Alagoas

Paraíba

No Maranhão e no Piauí, por exemplo, há 2 beneficiários do programa para cada trabalhador formal. 

O Paraná se encontra em 4º lugar no ranking, com  619 mil beneficiários do Bolsa Família para mais de  2,9 milhões de trabalhadores com registro formal. O estado de Santa Catarina é o que possui a menor disparidade. São 234 mil beneficiários para mais de 2,3 milhões de trabalhadores com carteira assinada. 

Antes da pandemia, eram 8 Estados com mais benefícios que empregos formais. O número subiu para 10 em 2020, 12 em 2022 com o Auxílio Brasil e, agora, 13. 

Durante o governo Bolsonaro, houve aumento expressivo no número de beneficiários, que saltou 49% com relação ao governo anterior, subindo de 14,5 milhões para 21,6 milhões de recebedores. 

Destes 7 milhões, ao menos 3 milhões foram incluídos três meses antes das eleições presidenciais. 

Em novembro de 2022, a proporção de beneficiários por trabalhador com carteira atingiu, pela 1ª vez, 50%. Ou seja, para cada dois trabalhadores com carteira assinada, existe um beneficiário do Bolsa Família. Atualmente, esse índice está em 51,1%. 

O governo federal promete realizar um 'pente-fino' entre os beneficiários, para cortar quem não deveria estar recebendo o benefício. Entre os que o governo mira, estão os que entraram às vésperas das eleições e famílias unipessoais. 

A medida provisória que instituiu o 'novo Bolsa Família' cria duas novas regras, a de proteção e a do retorno garantido, que visam manter a seguridade social ao beneficiário que melhorar de vida.

Por meio da regra de proteção, se a família do beneficiário aumentar sua renda per capita em até meio salário mínimo, o que excluiria o direito ao programa pelo critério de renda, ela não mais perderá o benefício. 

A regra estabelece que essa família poderá continuar no programa por até 24 meses, recebendo metade do valor do benefício que ganhava. Essa regra, passará a valer a partir de junho de 2023.

Leia a matéria completa em IG Economia

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE