Com 25 anos de história, 'Paixão de Cristo' acontece em Irati | aRede
PUBLICIDADE

Com 25 anos de história, 'Paixão de Cristo' acontece em Irati

A encenação acontece na sexta-feira (7) às 19h30, no estádio municipal

Com 25 anos de história, 'Paixão de Cristo' acontece em Irati
Com 25 anos de história, 'Paixão de Cristo' acontece em Irati -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A encenação da Paixão de Cristo já é tradicional em Irati, e neste ano, completa 25 anos de história. Interrompido por seis anos devido, o espetáculo será realizado na próxima sexta-feira (7) às 19h30, no estádio municipal, e promete muitas novidades.

Mais de cinco mil pessoas são esperadas para prestigiarem a encenação. Além da oportunidade de assistir presencialmente, pessoas de outras localidades podem acompanhar por meio das pltaformas digitais.  

O teatro da Paixão de Cristo, em Irati, teve seu início em 1988, apresentado ao público pela primeira vez no Sábado de Aleluia, no pequeno pátio em frente a igrejinha de São Francisco de Assis. A iniciativa foi dos integrantes do grupo de jovens franciscanos, movimento idealizado pelo então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz, padre Jaime Manfrin, frade franciscano capuchinho italiano, grande incentivador dos movimentos de jovens em Irati. 

Dos anos 2013 a 2019, o teatro foi apresentado no Sábado de Aleluia. Nesses 25 anos, ele deixou de ser encenado por seis anos devido a muitas dificuldades e os grandes desafios, informa o presidente do grupo de teatro São Francisco de Assis, Vanderlei Kawa. “Deixamos de apresentar também durante os anos de pandemia do Coronavírus, quando foi apresentado o teatro gravado, através dos meios digitais. Este ano de 2023 o teatro tem seu retorno e só aconteceu com a reanimação dos líderes e pedidos da população, e, contamos com o apoio dos sacerdotes e do prefeito municipal Jorge Derbli”, detalha.

O grupo de teatro envolve a coordenação, atores, voluntários, jovens, adultos e crianças de várias comunidades de Irati. Segundo os arquivos do grupo, estão cadastradas mais de 300 pessoas. Em sua estrutura, hoje, há nova técnica de som e iluminação, sistema de telões e dublagem de voz dos atores. O sistema de som é digital. As cenas do teatro se desenvolvem seguindo o itinerário bíblico da Paixão de Cristo. “Para nós organizadores e integrantes existe um único objetivo e ideal, que é a evangelização, levar o testemunho autêntico de vida ensinado eternamente pelo mestre Jesus Cristo, que nos deu a sua vida, morrendo na cruz para salvar a todos e com esta lição de vida nos deixa a esperança na sua ressurreição. São muitos desafios enfrentados por todos nós, mas, somos apaixonados pelo que fazemos e através da arte de encenar é que levamos a mensagem sempre viva e atual da nossa própria Páscoa”, enfatiza Kawa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE