Compagas lança nova Chamada Pública para aquisição de gás natural | aRede
PUBLICIDADE

Compagas lança nova Chamada Pública para aquisição de gás natural

Companhia lançou uma Chamada Pública para aquisição de gás natural. A CP24 tem como objetivos principais a contratação de 300 mil metros cúbicos (m³) por dia para atendimento ao mercado cativo a partir de 2024

Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural
Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) lança nesta sexta-feira (17) uma nova Chamada Pública para aquisição de gás natural. A CP24, como é denominada, tem como objetivos principais a contratação de 300 mil metros cúbicos (m³) por dia para atendimento ao mercado cativo a partir de 2024, de forma a complementar os contratos existentes, e a contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná.

A Companhia também deseja receber propostas para contratação de volumes na modalidade interruptível para composição do seu portfólio de suprimento.

De acordo com o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr, esta Chamada Pública está alinhada ao novo contrato de concessão da Compagas firmado em dezembro de 2022 com o Governo do Paraná para o período de 30 anos, a contar de julho de 2024. O novo período de concessão possui metas de interiorização e atendimento a todas as mesorregiões do Estado, a iniciar pela região Norte, incluindo Londrina e Maringá.

“Estamos nos preparando para executar as metas da nova concessão e para tanto necessitamos de condições comerciais e operacionais que nos permitam levar o gás canalizado a novos municípios e a novos clientes com competitividade e segurança”, destaca.

A CP24 é a quarta Chamada Pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos quatro anos e a expectativa é que o processo seja cada vez mais frequente para encontrar as melhores oportunidades de contratação de gás. As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] até o dia 14 de abril de 2023. Os documentos da Chamada Pública e o Termo de Referência estão publicados em compagas.com.br.

Com a abertura deste processo, a Compagas encerra a Chamada Pública iniciada no segundo semestre de 2022, a CP23. Nele, a Companhia firmou um novo contrato com a Petrobras para o período de 2024 a 2032, com volume de pouco mais de 200 mil m³/dia ao longo de todo período contratual.

A Petrobras ainda é o único supridor que apresenta condições viáveis de fornecimento para garantir grandes volumes em contratos firmes e a continuidade da distribuição de gás canalizado no Paraná, isso porque, há uma restrição na capacidade de transporte de saída no Estado devido a contratos legados mantidos pela estatal. “Para nós, é fundamental que exista a cessão da capacidade de transporte por parte da Petrobras para que possamos viabilizar a contratação de novos supridores e ter, de fato, o livre acesso a novos players”, diz Lamastra.

Além do contrato com a Petrobras, em busca de alternativas para seu portfólio de suprimento, a Compagas firmou recentemente um contrato na modalidade firme com a GALP, de 10 mil m³/dia. A Companhia passa a figurar como Carregador, ou seja, é a responsável pela contratação da capacidade de transporte de saída da molécula, já a GALP é responsável pela contratação da capacidade de transporte de entrada, assim como a interconexão das malhas do sistema de transporte das transportadoras NTS e TBG.

Para Lamastra, essa ação permitirá um maior conhecimento do processo e um aprimoramento para implantação do formato em futuras contratações. “Seguimos na busca contínua de um modelo que permita entregar aos nossos consumidores um gás com preço mais competitivo de forma a beneficiar os setores que o utilizam e desenvolver, em especial, a indústria paranaense”, completa.


Compagas 

A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia – Copel, com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 16 municípios do Estado.

Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado. A Compagas investiu e vai continuar investindo no desenvolvimento do Paraná. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE