Fim do ‘gatonet’? Anatel inicia bloqueio remoto de TV Box pirata | aRede
PUBLICIDADE

Fim do ‘gatonet’? Anatel inicia bloqueio remoto de TV Box pirata

Algumas "caixinhas" de TV já estão parando de funcionar

Algumas caixinhas já estão parando de funcionar.
Algumas caixinhas já estão parando de funcionar. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Como esperado, a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) já começou a operação de bloqueio que promete dificultar a prática ilegal do gatonet no Brasil. Algumas “caixinhas” de TV inclusive já estão parando de funcionar.

A Anatel estima que até 7 milhões de aparelhos ilegais estejam ativos no Brasil, todos não homologados, ou seja, que chegam ao mercado sem qualquer certificação e não passam por testes de qualidade e segurança. O número de usuários, no entanto, é bem maior que isso.

A projeção que pelo menos 20 milhões de brasileiros consumam conteúdo por meio de TV Box pirata. A agência optou por não informar o número exato ou os modelos dos aparelhos bloqueados. No entanto, os fiscalizadores notaram que algumas pessoas já postaram em fóruns dedicados à pirataria que foram alvo do bloqueio.

"Queremos combater a prática e acreditamos que vai diminuir bastante com a conscientização da população e nossas ações. No fundo, o bloqueio tornará a disponibilidade cada vez menor", Hermano Tercius, superintendente de fiscalização da Anatel, em entrevista ao Uol.

Mais segurança nas redes

A ação, segundo a Anatel, também foi adotada para outro fim: garantir a seguranças das redes domésticas de internet. A agência afirma que dispositivos de TV Box pirata podem ser usados por criminosos para roubo de dados de todos os aparelhos conectados na mesma rede.

“Esses equipamentos podem ser controlados por terceiros (…) é um exército capaz de fazer ataques cibernéticos”, disse Carlos Baigorri, presidente da Anatel. Se o consumidor conecta a TV Box pirata na mesma rede que o celular ou PC, há risco de terceiros roubarem até senhas de banco, acrescentou Baigorri.

Com informações do Olhar Digital 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE