Putin suspende acordo de controle nuclear com EUA | aRede
PUBLICIDADE

Putin suspende acordo de controle nuclear com EUA

Presidente da Rússia, Vladimir Putin fez o anúncio nesta terça-feira (21/2). Rússia e Estados Unidos concentram 90% do arsenal nuclear mundial

Rússia suspendeu a participação no novo tratado Start
Rússia suspendeu a participação no novo tratado Start -

Metrópoles

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Vladimir Putin anunciou, nesta terça-feira (21/2), que a Rússia suspendeu a participação no novo tratado Start, único acordo de controle nuclear remanescente entre Estados Unidos e Rússia. O texto limita os arsenais nucleares estratégicos de ambos os lados.

O chefe do Kremlin dedicou a maior parte do discurso de 1h45 no Parlamento russo para atacar as nações ocidentais e responsabilizá-las pela guerra com a Ucrânia. O conflito se arrasta para o marco de 1 ano, na próxima sexta-feira (24/2), sem perspectiva de paz.

“Nesse sentido, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia está suspendendo sua participação no tratado estratégico de armas ofensivas”, disse Putin a parlamentares em pronunciamento emblemático.

O Tratado Start foi assinado na República Tcheca em 2010. Ele foi prorrogado até fevereiro de 2026, logo após a posse do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em 2021.

O acordo limita o número de armas nucleares estratégicas que os EUA e a Rússia podem produzir, bem como controla a implementação de mísseis e bombardeiros terrestres e submarinos para lançá-los.

Veja mais detalhes dessa notícia no portal Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE