Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem, renuncia ao cargo | aRede
PUBLICIDADE

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem, renuncia ao cargo

A líder política afirmou que não vai se candidatar a um terceiro mandato de primeira-ministra

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem, renuncia ao cargo
Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem, renuncia ao cargo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou na TV de seu país na quinta-feira (19) –nanoite de quarta-feira (18) no Brasil – que ela não vai se candidatar à reeleição e que deverá renunciar até o começo de fevereiro.

Ardern disse que ainda acredita que o Partido Trabalhista da Nova Zelândia vencerá as próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

“Embora eu não vá disputar a eleição, sei que as questões que mais afetam os neozelandeses continuarão sendo o foco do governo durante este ano e nas eleições”, disse Ardern.

Ela afirmou que já não tem mais combustível para seguir na carreira. A política de 42 anos disse que o tempo em que ela esteve no cargo (quase seis anos) foram desafiadores e cobraram um preço.

"Neste verão, eu esperava encontrar uma maneira de me preparar não apenas para mais um ano, mas para outro semestre, porque é isso que este ano exige. Eu não fui capaz de fazer isso", afirmou ela.

"Eu sei que haverá muita discussão após esta decisão sobre qual foi o chamado motivo 'real'. O único ângulo interessante que você encontrará é que, depois de enfrentar seis anos de grandes desafios, eu sou humana. Os políticos são humanos. Damos tudo o que podemos, pelo tempo que pudermos, e então é a hora. E, para mim, é a hora", disse.

Os próximos passos serão os seguintes:

Jacinda vai deixar o cargo de líder do Partido Trabalhista até o dia 7 de fevereiro;Os membros do Partido Trabalhista da Nova Zelândia vão votar para escolher um novo líder (que também vai ocupar o cargo de primeiro-ministro até outubro);Em outubro haverá eleições gerais para o Parlamento.

Jacinda foi vitoriosa em duas eleições no país. Na primeira vez, em 2017, ela tinha 37 anos e se tornou a mais jovem líder de um país, de acordo com a BBC. A última vitória foi em 2020.

Leia mais em G1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE