Empresários pedem proibição de cães e caixas de som no litoral do PR | aRede
PUBLICIDADE

Empresários pedem proibição de cães e caixas de som no litoral do PR

Ofício da Feturismo foi encaminhado na terça-feira (17) e deve ser analisado pela secretaria responsável. Regras podem mudar hábitos na praia

O selo “Bandeira Azul” garante que os usuários das praias visitem um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas.
O selo “Bandeira Azul” garante que os usuários das praias visitem um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O litoral do Paraná pode ter o selo ambiental “Bandeira Azul”, que é concedido às praias que cumprem critérios relacionados à qualidade da água, educação ambiental, segurança e gestão ambiental. Isso traria algumas regras, entre elas duas principais, que são a proibição de animais domésticos e o uso de caixas de som na praia.

A proposta foi encaminhada pela Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do estado do Paraná (Feturismo), via ofício, ao secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná. Segundo Fábio Bento Aguayo, o presidente da Feturismo, a proposta faria com que o Paraná melhorasse ainda mais o trabalho que já tem feito no litoral.

“O Paraná está fazendo uma revolução na questão do litoral, dando um atendimento diferenciado, reformulando a orla. Acho que temos que ampliar mais, já que estamos falando de sustentabilidade, tem uma secretaria específica para isso e acho que temos que conscientizar a população com espaços e locais específicos com espaços para a bandeira azul, para mostrarmos que o litoral está integrado na questão do meio ambiente, na questão climática, que o setor de turismo está preocupado”. Comentou Fábio Aguayo.

Mesmo com todas as regras necessárias para que o litoral continuasse mantendo o selo, a Feturismo acredita que nada mudaria no que as praias do Paraná já oferecem hoje em dia.

“Isso tudo atrai uma população diferente, dá para conciliar com shows e tudo, não vai atrapalhar em nada, pelo contrário. Vai mostrar que a balneabilidade, a qualidade das nossas praias fazem a diferença na hora de atrair turistas”.  conclui o presidente.

O selo “Bandeira Azul” garante que os usuários das praias visitem um ambiente limpo, seguro, com qualidade de água e com serviços e infraestruturas adequadas. O eixo central é compatibilizar a preservação dos ecossistemas e a educação ambiental para um turismo mais sustentável.  

Concedido por períodos equivalentes a temporadas, o selo tem validade enquanto todos os critérios estiverem sendo cumpridos. Havendo descumprimento de algum item, a bandeira permanece baixada e os usuários das são informados.

Entre as ações que se esperam dos usuários e que poderão ser divulgadas estão: 

• Respeito a vegetação de restinga e utilização de as passarelas de acesso à praia (Ex. Pontal do Paraná);

• Separação de lixo e utilização de lixeiras da praia;

• Proibição da presença de animais domésticos na praia;

• Denúncia de mau uso da praia e de seus equipamentos para os responsáveis locais;

• Instituição de um “Código de Conduta das Praias” que proíbam, entre outras ações: acampar, fazer fogueiras (churrasqueiras e similares), acessar a areia com veículos, emitir poluentes e dejetos, embarcações a motor a menos de 200m da praia, atividades esportivas somente após 18:00 horas, perturbar o sossego (caixas de som portáteis ou veiculares), etc.

O ofício foi encaminhado na terça-feira (17) e deve ser analisado pela secretaria responsável. Até então, não há previsão de que as mudanças sejam aderidas ou não.

Com informações do portal Banda B

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE