Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao de racismo | aRede
PUBLICIDADE

Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao de racismo

O presidente assinou o projeto de lei em uma cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (11/1)

Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao de racismo
Lula sanciona lei que equipara crime de injúria racial ao de racismo -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quarta-feira (11/1), o Projeto de Lei que tipifica a injúria racial como crime de racismo. O ato foi celebrado durante a cerimônia de posse das ministras Sonia Guajajara, titular da pasta dos Povos Indígenas, e Anielle Franco, do Ministério da Igualdade Racial, no Palácio do Planalto, em Brasília. 

O projeto retira a menção à raça e etnia do item específico do Código Penal (art. 140) e insere novo artigo na Lei de Crimes Raciais, definindo pena de multa e prisão de dois a cinco anos. O texto cita injúria por “raça, cor, etnia ou procedência nacional”. Hoje, o Código Penal prevê pena de um a três anos de cadeia, além da multa.

A lei, aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional, aumenta a punição nos casos de injúria e adiciona agravantes no caso de ocorrência em locais esportivos ou artísticos. O chefe do Executivo tinha até esta quarta-feira para se manifestar pelo veto ou sanção da lei, aprovada sem ressalvas, apesar de resistências de setores do Ministério da Justiça.

Com informações do Estado Minas

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE