Tebet assume Ministério do Planejamento como protagonista do governo
Cerimônia acontece nesta quinta-feira (5), no Palácio do Planalto; agora ex-senadora, liderança terá papel importante no novo governo
Publicado: 05/01/2023, 11:40
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) assumiu nesta quinta-feira (5), o cargo de ministra do Planejamento e Orçamento. A cerimônia iniciou próximo das 10h e seria realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mas foi transferida para o Palácio do Planalto por conta do grande número de convidados que confirmaram a participação.
Com o desmembramento do Ministério da Economia, o Planejamento deverá ter sob sua alçada o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea). A ministra deverá formar uma aliança com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que participa da cerimônia.
Terceira colocada na eleição presidencial com quase cinco milhões de votos, Tebet declarou apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. A atuação da senadora foi considerada essencial para a vitória do petista, uma vez que aproximou Lula de setores mais avessos à sua candidatura, como o agronegócio.
A senadora era cogitada para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, Pasta responsável pelo 'Bolsa Família'. No entanto, o PT não quis entregar um ministério com tanto potencial eleitoral para uma possível futura oponente e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI) assumiu o comando do Desenvolvimento Social.
Com informações: Congresso em Foco.