Operação Verão é oficialmente iniciada no Litoral do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Operação Verão é oficialmente iniciada no Litoral do Paraná

Antes o lançamento, secretaria de Segurança faz alinhamento para fortalecer ações integradas no verão. Em reunião preparatória, cada instituição da pasta mostrou seu trabalho

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral
Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, se reuniu com dirigentes das forças de segurança, na tarde de sexta-feira (16) no auditório do Sesc em Matinhos. A reunião teve como objetivo apresentar os planos de atuação de cada força durante o 'Verão Maior Paraná' que iniciou oficialmente neste sábado (17).

“Realizamos uma reunião de alinhamento e de coordenação entre as instituições de segurança que vão atuar no Verão Maior Paraná. Cada instituição mostrou um pouco do seu trabalho, mostrou os pontos focais, além de investimentos que foram feitos e da forma que vão trabalhar integrados durante o verão”, disse Mesquita.

Durante a reunião, temas como o planejamento e a estrutura foram abordados pelas Polícias Civil, Militar, Penal, Científica e Corpo de Bombeiros, mostrando que as forças de segurança estão preparadas para que a população possa aproveitar o verão com segurança. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Hudson Leôncio Teixeira, comentou sobre a relevância dessa reunião que os profissionais pudessem apresentar seus projetos e trocarem informações.

“A reunião foi bastante produtiva, uma vez que estavam presentes as forças de segurança que estarão envolvidas na segurança do Verão Maior Paraná. Todos os representantes tiveram a oportunidade de apresentar o seu planejamento. A troca de contatos entre os colegas das demais forças facilitará para que possamos trabalhar de maneira integrada”, explicou.

No decorrer do encontro foram apresentadas sugestões de ações para fortalecer ainda mais a integração das forças de segurança pública, gerando resultados diários cada vez melhores.

“Uma reunião importante para entender o emprego de todas as organizações envolvidas na áreas da segurança pública e também para o Corpo de Bombeiros explanar como vai realizar o serviço durante o verão", disse o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior.

A reunião preparatória é essencial para que as forças consigam compreender a forma que as outras instituições vão atuar nos próximos meses. Foram abordadas situações para a troca de conhecimento, permitindo que uma possa fornecer apoio a outra.

Segundo o coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas, o objetivo é fornecer um atendimento ágil à população. "Nessa reunião pudemos apresentar e também acompanhar a apresentação e o alinhamento de todas as forças, mostrando também todo o reforço do efetivo e de viaturas, tudo para que haja um atendimento célere aos veranistas e moradores”, explicou.

“Reuniões como essa são importantes para podermos realizar de fato a integração que a Sesp sempre reforça. Podendo rever também colegas de nossas instituições e conhecendo de outros também", comentou o coordenador do Verão Maior Paraná pela PMPR, tenente-coronel Durval Tavares Junior.

Operação foi lançada ontem

O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou neste sábado (17), na Praia de Caiobá, em Matinhos, o 'Verão Maior Paraná', que reforça a estrutura e a segurança pública do Litoral e do Interior para a temporada. O Governo do Estado investe R$ 80 milhões na operação, que conta, ainda, com estruturas de lazer, limpeza das praias, melhoria no atendimento de saúde e uma intensa programação cultural, com shows, teatro, circo e cinema ao ar livre.

A expectativa é que até 2 milhões de pessoas desçam ao Litoral durante a temporada. As ações atendem também a Costa Noroeste, com recreação em Porto Rico e Porto São José (São Pedro do Paraná), e levam guarda-vidas para as prainhas da região Oeste.

“É uma alegria lançar o Verão Maior Paraná, que está com cara nova e traz uma estrutura totalmente diferenciada para que este seja o verão das famílias paranaenses, com muitos eventos do esporte, grandes shows no Litoral, além de uma estrutura reforçada na área de segurança pública e de saúde”, disse Ratinho Junior.

“Foi realizado todo um planejamento para atender os veranistas que vêm se divertir com suas famílias e dar apoio aos moradores do Litoral, que aproveitam a temporada para melhorar a sua renda”, completou.

O coordenador do Verão Maior, Helio Wirbiski, explicou que o governo está há seis meses planejando a operação, que retoma com força após dois anos de pandemia. “Há um reforço em todas as áreas, desde a coleta de lixo, infraestrutura, ferry boat, saúde e segurança”, disse. “Tudo o que faremos em termos de entretenimento e lazer estará à disposição dos veranistas que vêm passar o verão conosco. A maior estrutura é a de segurança, porque queremos que o Litoral do Paraná seja exemplo para o Brasil”.

Um efetivo de cerca de 2 mil profissionais da segurança pública deve trabalhar no policiamento e nas ações de prevenção e salvamento no Litoral. Também foram disponibilizadas 800 viaturas, equipadas com dispositivos inteligentes, dois helicópteros da Polícia Militar e um da Polícia Civil, além de veículos utilitários multitarefa (UTV), diciclos e barcos para atender todo o Litoral.

“É uma operação muito complexa, mas, ao mesmo tempo, muito importante porque é a oportunidade de as forças de segurança estarem muito próximas das famílias paranaenses para trazer tranquilidade em seu período de lazer”, salientou o secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita. “Teremos novas viaturas para o patrulhamento na areia e no calçadão, com uma presença muito grande das polícias e do Corpo de Bombeiros, que chegam com novas tecnologias para atender o Litoral e o Interior”.

As informações são da AEN

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE