Bolsonaro suspende orçamento secreto após PT apoiar Lira | aRede
PUBLICIDADE

Bolsonaro suspende orçamento secreto após PT apoiar Lira

Partido de Lira, o Progressistas, fez parte da coligação pela reeleição de Bolsonaro. Presidente da Câmara recebeu apoio de aliados de Lula

Presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas que põem fim ao esquema
Presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas que põem fim ao esquema -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), suspendeu, na noite de quarta-feira (30), o repasse de recursos do orçamento secreto. A iniciativa veio à tona após o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, anunciar apoio à reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O orçamento secreto, como ficaram conhecidas as emendas de relator, é o modelo de repasse de recursos públicos sem transparência, em troca de apoios para aprovação de matérias tanto na Câmara, quanto no Senado Federal. O mecanismo criado na gestão Jair Bolsonaro tem sido usado para que parlamentares aliados ao Palácio do Planalto enviem recursos a seus redutos eleitorais sem serem identificados.

Lira, que integra o partido Progressistas, legenda que fez parte da coligação de Bolsonaro durante a campanha de reeleição, recebeu, na última terça-feira (29), o apoio da federação que elegeu Lula. Com a suspensão dos pagamentos relativos ao orçamento secreto, Arthur Lira perde força dentro do Congresso.

Assinaturas

O presidente Jair Bolsonaro assinou duas medidas que põem fim ao esquema: encaminhou ao Congresso uma proposta que remaneja as verbas para outras áreas e editou um decreto que autoriza o cancelamento dos recursos destinados a determinada área e aplicação em outra. Em resumo, o Palácio do Planalto não prevê mais nenhum repasse no decorrer deste ano.

“O presidente da República enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que altera a Lei Orçamentária de 2022 (LOA 2022), possibilitando o remanejamento de dotações orçamentárias classificadas com RP 8 e RP 9 para atendimento de despesas classificadas com “RP 1”, bem como para suplementação da Reserva de Contingência, mediante a divulgação prévia do relatório de avaliação de receitas e despesas primárias referente ao quinto bimestre de 2022”, diz a nota encaminhada ao site Metrópoles.

O projeto enviado pelo atual presidente estabelece que os valores sejam remanejados para, por exemplo, a execução de despesas obrigatórias, como o pagamento de salários dos servidores públicos.

Partidos decidem apoiar reeleição

O PT, assim como o PV e o PCdoB, formalizou o apoio à reeleição de Lira na Câmara dos Deputados, nessa terça. A disputa está marcada para fevereiro de 2023, e o vencedor vai liderar a Casa no biênio 2023-2024. O anúncio foi feito pelos líderes de cada partido. Pelo PT, o deputado Reginaldo Lopes (MG) ressaltou que Lira foi o “primeiro” a reconhecer o resultado das urnas, em 30 de outubro. O PSB – partido do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que não integra a federação – também anunciou apoio à reeleição de Lira. A sigla terá 14 deputados no ano que vem.

Com informações do Metrópoles. Clique aqui e leia mais

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE