PT emite nota de repúdio às ameaças sofridas por Renato Freitas | aRede
PUBLICIDADE

PT emite nota de repúdio às ameaças sofridas por Renato Freitas

Renato teria sido vítima de ameaça e constrangimento por agentes de segurança enquanto estava na Assembleia Legislativa do Paraná

Renato Freitas (PT), vereador e deputado estadual.
Renato Freitas (PT), vereador e deputado estadual. -

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR) emitiu, nesta sexta-feira (25), uma nota repudiando um suposto caso de ameaça e constrangimento envolvendo o deputado estadual eleito Renato Freitas. Na ocasião, Renato estava acompanhando uma sessão na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), quando foi enquadrado por dois agentes de segurança.

Confira a nota do PT-PR na íntegra:

O Partido dos Trabalhadores do Paraná vem a público repudiar o ocorrido na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) por parte de dois agentes públicos que deveriam atuar na segurança da Alep, durante a votação do Projeto de Privatização da Copel na última quarta-feira (23), contra o advogado, vereador e deputado estadual eleito, Renato Freitas (PT) e sua assessoria, que foram alvo de ação de constrangimento, ameaça e tratamento vexatório por parte desses dois agentes públicos de segurança que atuavam dentro da Casa de Leis no momento da votação.

Após a votação, o grupo se retirou da Tribuna destinada às autoridades, cruzando o corredor lateral onde estavam uma parte dos policiais militares destacados para a segurança durante a votação, foi quando um dos policiais disse que deveriam “ficar de olho nesse aí" e mantendo postura hostil, fazendo referência a Renato e ao grupo de assessores que o acompanhavam. Renato Freitas chegou a questionar os agentes sobre a conduta inadequada, mas a resposta veio em forma de deboche e desrespeito por parte dos mesmos, como é também possível constatar nas imagens feitas durante o ocorrido.

É inadmissível o tratamento preconceituoso dado a Renato Freitas e sua assessoria dentro da Casa do povo paranaense, espaço este destinado a legislar em prol da população e que deveria prezar pela melhoria nas condições de vida de todos e todas as paranaenses.

A forma deliberadamente ofensiva com que dois agentes da Segurança Pública se sentem no direito de tratar um cidadão e representante legitimamente eleito, é inadmissível e afronta os fundamentos do Estado Democrático de Direito. Preocupa que servidores públicos, no desempenho de suas funções, sintam-se à vontade para praticar tais atos dentro da própria Assembleia Legislativa e contra um de seus representantes eleitos.

Em pleno mês da Consciência Negra, mês que celebra a força, resistência e que também denuncia todas as violências sofridas pelo povo negro ao longo dos anos, mês que reforça a necessidade do compromisso diário da luta contra o racismo, atos como esse devem ser cobrados e denunciados junto a todas as esferas.

Encaminharemos pedido de providências à Presidência da Casa e ao Gabinete Militar e endossamos nota emitida pelo Gabinete do Vereador Renato Freitas. Esperamos o máximo de rigor e garantia da segurança do deputado e de sua assessoria, que no próximo ano passam a compor Gabinete na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Indicamos ainda que a Casa de Leis precisa se preparar ainda mais para receber o povo, que segue ocupando os mais diversos espaços de Poder, porque nossas cores vieram para ficar.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Participe de nossos