Endividamento atinge 95,8% dos paranaenses | aRede
PUBLICIDADE

Endividamento atinge 95,8% dos paranaenses

Endividamento dos paranaenses chega ao segundo pior índice da série histórica, iniciada em 2011

As famílias de menor renda são as mais endividadas
As famílias de menor renda são as mais endividadas -

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O endividamento da população paranaense voltou a bater recorde em outubro. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 95,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida em outubro. Esse é o segundo pior indicador da série histórica, iniciada em 2010. Em agosto deste ano, o endividamento havia chegado a esse mesmo índice, que só não é pior do que os 96,2% registrados em agosto de 2011.

As famílias de menor renda são as mais endividadas e 95,9% afirmam possuir dívidas, o segundo maior percentual nos 12 anos da pesquisa, que fica atrás apenas dos 96,4% verificados em agosto desse ano.

Na média nacional, houve queda no endividamento, que baixou de 79,3% em setembro para 79,2% em outubro. Porém, a redução do endividamento em outubro foi acompanhada de novo aumento da proporção de famílias com contas atrasadas, que saltou de 30% para 30,3%. Em um ano, a alta de 4,6 p.p. no indicador foi a maior desde março de 2016.

Embora o endividamento tenha caído no Brasil, neste início do último trimestre, em 17 das 27 unidades federativas a proporção de endividados cresceu entre setembro e outubro. Dos cinco estados com os maiores volumes de consumidores endividados, dois estão na Região Sul – Paraná e Rio Grande do Sul – sendo que os paranaenses foram os mais endividados do país em outubro.


Inadimplência

Apesar do novo aumento no endividamento, a inadimplência baixou no Paraná, ao passar de 26% em setembro para 24,4% em outubro. Já a parcela de famílias que não terão condições de pagar as dívidas em atraso também caiu, de 8,2% para 8,1% na variação mensal.

As famílias com renda abaixo de dez salários mínimos possuem mais dificuldades de quitar seus débitos e 26,1% estavam com as contas atrasadas em outubro, ante 27,9% em setembro.

Entre as famílias com rendimentos acima de dez salários mínimos, 16,7% possuíam contas em atraso no mês de outubro, ante 17,4% no mês anterior.


Tipo de dívida

A modalidade de dívida mais recorrente entre os paranaenses foi o cartão de crédito, que concentrou 84,1% do endividamento em outubro. Em setembro, as dívidas nesta modalidade de crédito correspondiam a 84,5%. O financiamento de veículos representou 8,6% das dívidas dos paranaenses em outubro e o financiamento imobiliário a 6,8%.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE