Lula faz enquete em rede social sobre volta do horário de verão | aRede
PUBLICIDADE

Lula faz enquete em rede social sobre volta do horário de verão

O horário de verão terminou em abril de 2019, por decisão do governo Jair Bolsonaro

Lula faz enquete em rede social sobre volta do horário de verão
Lula faz enquete em rede social sobre volta do horário de verão -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta segunda-feita uma enquete no Twitter questionando a opinião dos eleitores sobre o eventual retorno do horário de verão. O horário de verão terminou em abril de 2019, por decisão do governo Jair Bolsonaro. À época, o atual presidente disse que a economia de energia com o adiantamento em 1 hora dos relógios foi considerada praticamente nula segundo informações do ONS (Operador Nacional do Sistema).

Em setembro deste ano, o Ministério de Minas e Energia, entretanto, pediu novos estudos sobre a política. O governo estuda se o cenário mudou principalmente por conta do aumento da geração de energia solar. Com isso, a correlação entre carga e consumo também teria se alterado. O objetivo é avaliar se, com este aumento da energia solar, ter o horário de verão ampliaria o uso desse tipo de energia em um horário de maior consumo, o que reduziria a pressão por outras fontes. A decisão sobre o assunto, porém, é política porque o horário de verão mexe com hábitos de trabalho e de consumo de milhões de brasileiros. Com o horário de verão, parte dos brasileiros adianta os relógios em uma hora entre outubro e fevereiro.

Na enquete publicada por Lula, o retorno do horário de verão era aprovado por 73,9% das 141 mil pessoas que tinham votado. Outros 26,1% eram contra. Na última sexta-feira, o tema foi levantado pelo ator Bruno Gagliasso, que fez um pedido a Geraldo Alckmin.

"Aproveito o momento para pedir ao nosso vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, que inclua a volta do Horário de Verão no plano de transição. Horário de Verão é o Brasil feliz de novo", disse.

Horas depois, Alckmin respondeu ao ator com emojis de um lápis e caderno, indicando que a sugestão estava anotada.

Leia mais em Yahoo

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE