Pesquisa sobre conexão entre moléculas vence o Prêmio Nobel | aRede
PUBLICIDADE

Pesquisa sobre conexão entre moléculas vence o Prêmio Nobel

Os ganhadores são dos Estados Unidos e Dinamarca. As láureas em Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a de Economia será divulgada na próxima segunda (10).

Os ganhadores do Nobel de Química deste ano
Os ganhadores do Nobel de Química deste ano -

Izabelle Antunes

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless são os ganhadores do Prêmio Nobel 2022 em Química, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta quarta-feira (5).

Bertozzi e Sharpless são americanos. Meldal é dinamarquês. Até agora, Bertozzi é a única mulher que ganhou o prêmio este ano. Já Sharpless está recebendo um Nobel pela segunda vez (ele já havia recebido a mesma láurea em 2001, por outro trabalho na área).

Eles dividirão o prêmio que totaliza 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 4,8 milhões).

O grupo levou o Nobel pela criação de uma ferramenta criativa para construção de moléculas com o "desenvolvimento da química do clique e da química bioortogonal”.

Entre muitas outras aplicações práticas, o trabalho do trio permitiu que tratamentos contra o câncer possam ser mais direcionados, afirmou o comitê do Nobel.

Usando essa chamada química do clique, produtos farmacêuticos mais precisos podem ser desenvolvidos, "garantindo que medicamentos possam chegar aos lugares corretos no corpo de pacientes", afirmou Bertozzi, por telefone, durante a coletiva de imprensa que anunciou o prêmio.

As descobertas "lançaram as bases para uma forma funcional de química", acrescentou o comitê. "Como resultado, a humanidade é a que mais se beneficia".

No ano passado, o prêmio de Química foi para dois cientistas que desenvolveram uma ferramenta de construção de moléculas com menor impacto ambiental. Desde 1901, mais de cem pessoas foram laureadas. A distinção científica só não foi concedida em oito ocasiões: em 1916, 1917, 1919, 1924, 1933, 1940, 1941 e 1942.

Até 2021, contudo, das 187 pessoas agraciadas com o Nobel em Química, apenas 7 eram mulheres. Entre elas, a cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a ganhar um Nobel.

Os vencedores

Carolyn R. Bertozzi nasceu em 1966 nos Estados Unidos. Em 1993, recebeu o doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA).Morten Meldal nasceu em 1954 na Dinamarca. Em 1986, recebeu o doutorado pela Universidade Técnica da Dinamarca. Atualmente é professor da Universidade de Copenhague, também na Dinamarca.Barry Sharpless nasceu em 1941 na Filadélfia (EUA). Em 1968, recebeu o doutorado pela Stanford University (EUA). Em 2001, ganhou o seu primeiro Nobel de Química.

Nobel 2022

A láurea em Medicina foi a primeira a ser anunciada, na segunda (3). A de Física foi divulgada na terça (4).

Os prêmios em Literatura e Paz serão entregues ainda nesta semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (10). Veja o cronograma:

Medicina: segunda-feira, 3 de outubro

Física: terça-feira, 4 de outubro

Química: quarta-feira, 5 de outubro

Literatura: quinta-feira, 6 de outubro

Paz: sexta-feira, 7 de outubro

Economia: segunda-feira, 10 de outubro

Veja, abaixo, perguntas e respostas sobre o prêmio.

O que é o Prêmio Nobel?

A láurea foi criada pelo químico e empresário Alfred Nobel. Inventor da dinamite em 1867, o sueco doou a maior parte de sua fortuna em testamento para a criação de prêmios de física, química, medicina, literatura e paz (o prêmio de economia foi criado anos mais tarde).

O documento dizia que os prêmios deveriam ser concedidos “àqueles que, durante o ano anterior, tenham conferido o maior benefício à humanidade”.

Contudo, hoje em dia, conforme explica Juleen Zierath, membro do Instituto Karolinska -o júri do Nobel de Medicina-, essa regra não é mais tão levada à risca.

"Você pode ter feito essa descoberta em um estágio muito inicial de sua carreira de pesquisa, ou pode ter feito essa descoberta em um estágio muito avançado de sua carreira de pesquisador", ressalta a pesquisadora.

Como o prêmio é escolhido?

Todos os anos, o Comitê do Nobel envia um pedido de nomeação para membros da comunidade científica.

Isso significa que alguns candidatos elegíveis recebem um convite especial para enviar seus nomes. Sem esse convite, nenhum postulante pode concorrer ao prêmio.

"Você não pode se nomear, mas membros de comunidades científicas, reitores de faculdades de Medicina [no caso do prêmio na área], ex-laureados com o Prêmio Nobel e outros que trabalham no ramo científico mais amplo e que receberam esse pedido podem fazer uma indicação", diz Zierath.

Quantas pessoas podem compartilhar o mesmo prêmio?

Até três pessoas podem compartilhar um Prêmio Nobel, ou uma organização pode ganhar a láurea da Paz.

A Fundação Nobel, responsável por realizar os desejos do seu fundador, ressalta que essa regra está descrita no testamento de Alfred Nobel.

“Em nenhum caso o valor do prêmio pode ser dividido entre mais de três pessoas", destaca um trecho do documento. Alguns pesquisadores, porém, criticam essa escolha e afirmam que as descobertas científicas de hoje em dia são muito mais coletivas: um trabalho de vários pesquisadores.

A láurea pode ser concedida postumamente? Tem limite de idade?

Não, um Prêmio Nobel não pode ser concedido postumamente.

Apesar, disso, a Fundação ressalta que, desde 1974, se o destinatário do prêmio falecer após o anúncio, a láurea ainda poderá ser concedida. Sobre o limite de idade, o prêmio também não tem uma regra a respeito.

"O que eu diria é que, na maioria das vezes, levamos muitos anos até que o campo científico reconheça que a descoberta que você fez é uma distinção que deveria ser considerada para um Prêmio Nobel. Então, às vezes você tem que ser bastante paciente", ressalta Zierath.

Leia mais em G1

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE