Feirão do Imposto 2022 impacta mais de 500 mil pessoas em todo Brasil | aRede
PUBLICIDADE

Feirão do Imposto 2022 impacta mais de 500 mil pessoas em todo Brasil

Ações do Feirão do Imposto 2022 impactam mais de 500 mil pessoas em todo Brasil Iniciativa capitaneada pela Conaje alertou sobre a alta margem de tributos em bens de consumo e serviços com foco no ICMS sobre os combustíveis

Integrantes do movimento de jovens empreendedores de Foz do Iguaçu, Paraná, durante ação do Feirão do Imposto 2022
Integrantes do movimento de jovens empreendedores de Foz do Iguaçu, Paraná, durante ação do Feirão do Imposto 2022 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Brasil ocupa a trigésima colocação no ranking dos países que mais cobram impostos no mundo. Para despertar a população para essa realidade, anualmente a Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) realiza o Feirão do Imposto, que chegou à sua vigésima edição em 2022, mobilizando 13 estados e impactando mais de 500 mil pessoas. Com objetivo de informar, de forma transparente, sobre a carga tributária incidente sobre serviços e bens de consumo, as ações foram pautadas para despertar a discussão, especialmente sobre o ICMS dos combustíveis.

Segundo Luciano Oliveira, coordenador do Feirão do Imposto 2022, a iniciativa gerou impacto econômico de R$ 325.522,86. “Mais de 400 empresas se envolveram com o tema e comercializaram produtos com baixa taxação, despertando nos consumidores a necessidade de se atentar sobre a alta carga tributária imposta aos brasileiros.” 

Em diferentes formatos, as ações aconteceram em 75 cidades. Thanile Rati, diretora de comunicação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap Jovem), organização que representa jovens empreendedores do estado, comenta que a edição de 2022 discutiu sobre um item comum na rotina dos brasileiros. “Observamos muitos questionamentos quanto aos impostos dos combustíveis, um item fixo e de grande impacto no orçamento de muitas pessoas.”

Para Luciano Navarro, diretor de comunicação da Conaje, as ações do Feirão do Imposto 2022 foram bem sucedidas e cumpriram sua missão de alertar sobre a alta carga tributária que os brasileiros estão submetidos. “A cada edição do Feirão, alertamos um número maior de consumidores sobre a alta tributação e, este ano, focamos no ICMS dos combustíveis.”

Navarro destacou também que a iniciativa gerou uma movimentação do Governo Federal, que limitou a cobrança de ICMS sobre alguns itens. “Combustíveis, energia elétrica, comunicação e transporte coletivo foram positivamente impactados. É o sinal de que a voz do povo é ouvida.”

A história do Feirão do Imposto

           O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. No decorrer desses 20 anos, cada edição abordou temáticas relacionadas à quantidade de tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações.

 “Quando o Feirão do Imposto foi criado, a maioria da população desconhecia o quanto pagava de tributos. Em 2012, com a aprovação da Lei da Transparência, instituiu-se a discriminação dos tributos nas notas e cupons fiscais e, hoje, com iniciativas como a do Feirão, acreditamos que o assunto esteja mais disseminado e em pauta”, pontuou Maria Brasil presidente da Conaje. 

Sobre a CONAJE

A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua, desde o ano 2000, no fomento ao empreendedorismo para o fortalecimento, criação e manutenção de novas empresas geridas por jovens no Brasil. É responsável pela realização de projetos de grande relevância para o país, como Feirão do Imposto, Brasil Mais Empreendedor, Conaje para Elas, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores, Circuito Conaje Industria, Semana Global de Empreendedorismo e Empreende Conaje. Atualmente, mais de 36 mil jovens empresários e empreendedores do País relacionam-se direta e indiretamente com a instituição, que tem participação efetiva no Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), nos Conselhos Temáticos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Fórum Permanente Micro Pequenas Empresas e na Semana Global de Empreendedorismo. É responsável ainda por levar o empreendedorismo para além das fronteiras do Brasil, por meio de sua presença na Aliança de Jovens Empreendedores do G20, Federação Ibero-Americana de Jovens Empresários (FIJE), Bloco Mercosul e Países Lusófonos.

As informações são da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE