Conheça as ilhas que ficam a 4 km de distância, mas com fuso de 21 horas
Já pensou em pular a segunda-feira e viver dois domingos? Existe um lugar do mundo que dá para fazer isso!
Publicado: 18/08/2022, 13:57
As ilhas Diomedes, localizadas Estreito de Bering, são ilhas rochosas de origem vulcânica que ficam em um dos lugares mais extremos do mundo: entre a Sibéria e o Alasca, próximas da região do círculo polar norte. O arquipélago é formado por duas ilhas: A ilha de Diomedes Maior pertencente à Rússia, e a Diomedes Menor, posse dos Estados Unidos, com apenas 4 km uma da outra.
A parte russa (ilha maior) fica a leste e é conhecida como “Ilha do Amanhã”, já que o Sol nasce a leste e convencionou-se iniciar o dia nessa Linha Internacional de Data, enquanto que a dos EUA é chamada “Ilha de ontem”, pois ainda não mudou o dia. O fuso horário é de 21 horas.
Quando for começar a segunda, pegue um barco e atravesse o canal entre duas ilhas que são cortadas pela linha de mudança de data. (Só que provavelmente seria preso, porque isso lá é ilegal).
Outro fato curioso é que a Rússia e os Estados Unidos ficam praticamente grudados e são divididos por uma linha imaginária, chamada Linha Internacional de Data. A Linha auxilia na demarcação dos calendários e na operacionalização dos fusos horários.
GALERIA DE FOTOS
Essa diferença ocorre desde 1867, quando os Estados Unidos comprou o Alasca da Rússia, estabelecendo uma nova fronteira e horário entre suas ilhas. Durante o inverno, o mar entre as ilhas congela e forma uma ponte de gelo, tornando-se possível atravessa-las a pé. Contudo, essa travessia é ilegal.
Em 1987, a nadadora americana Lynne Cox atravessou esses 4km que separam as ilhas. Embora fosse uma ação ilegal, foi homenageada tanto por Mikhail Gorbachev quanto por Ronald Reagan.
Hoje, ambas as ilhas são habitadas, mas apenas a americana possui uma população de 100 habitantes, parte do Alaska. Possui uma escola, sede de correios e um mercado. Enquanto isso, a ilha russa é uma base militar, sendo civis proibidos de morarem no local.