PUBLICIDADE

Paraná representa o Brasil no Mundial de Aviãozinho de Papel

Estudantes Isaac Queiroz, Pedro Capriotti e Nicole Straub encaram etapa internacional do Red Bull Paper Wings diante de 56 países nesta semana

Pedro Cruz Capriotti, vencedor de 'Maior Tempo de Voo', na final nacional do Red Bull Paper Wings
Pedro Cruz Capriotti, vencedor de 'Maior Tempo de Voo', na final nacional do Red Bull Paper Wings -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Estudantes Isaac Queiroz, Pedro Capriotti e Nicole Straub encaram etapa internacional do Red Bull Paper Wings diante de 56 países nesta semana

Atenção, passageiros! Apertem os cintos, pois o voo rumo ao Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel está autorizado. Com destino ao Hangar-7, em Salzburgo, na Áustria, três brasileiros disputam, a partir desta sexta-feira (13), a etapa internacional do Red Bull Paper Wings. Diante de 56 países, os três estudantes paranaenses Isaac Queiroz, Pedro Capriotti e Nicole Straub representam o País em busca dos títulos nas categorias ‘Maior Distância’, ‘Maior Tempo de Voo’ e ‘Acrobacias’, respectivamente.

Após 20 qualificatórias de norte a sul do País e mais de 2.500 inscritos, Isaac Queiroz (19 anos), estudante de nutrição na UniFil, e Pedro Capriotti (19 anos), graduando de engenharia elétrica na Universidade Federal do Paraná, venceram as seletivas regionais e a final nacional visando às vagas nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’. O primeiro com índice de 40,3m, enquanto o segundo obteve 7,61s.

"Eu quero ganhar o título ou obter uma marca ainda mais expressiva em relação à última participação brasileira no evento. Desde a final nacional, eu mantive o meu planejamento para representar o País da melhor forma", comenta Isaac, referindo-se à sétima posição no ranking mundial alcançada por Heitor Souza, em 2019.

“A sensação é incrível, pois sempre quis representar o meu País em um campeonato internacional. Espero estar num dia iluminado para conseguir trazer o terceiro título para o Brasil e, desde a conquista nacional, eu pretendo repetir o mesmo avião, mas tentar fazê-lo mais simétrico”, afirma Capriotti, ressaltando o fato de o Brasil ter dois títulos mundiais nessa categoria.

Na categoria Acrobacia, cuja disputa foi realizada de modo 100% digital via TikTok, a jovem Nicole Straub, de 20 anos, estudante de Negócios Digitais na FAE, superou os adversários ao unir a um solo de ginástica rítmica o avião de papel. Inspirada no sucesso da campeã olímpica Rebeca Andrade, a brasileira pretende impressionar os jurados na etapa mundial com música que represente o País, mas sem revelar qual. “A paixão por aviãozinho de papel se iniciou na escola, pois eu sempre gostei de fazer com meus amigos. Para o mundial, montei uma apresentação ainda melhor para ir em busca do título”, diz a jovem.

Etapa mundial 

Nesta sexta edição do Red Bull Paper Wings, torneio respaldado pela Paper Aircraft Association, 171 estudantes, de 57 países, disputam a etapa mundial após mais de 500 qualificatórias pelo planeta. Na sexta-feira, haverá as eliminatórias das categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’. No sábado (14), o Hangar-7 receberá as eliminatórias de ‘Acrobacias’ e, na sequência, todas as finais.

Em ‘Maior Distância’, vence o competidor cujo aviãozinho de papel percorrer o trajeto mais longo. No ‘Maior Tempo de Voo’, aquele planador que se mantiver no ar por mais tempo antes de tocar ao solo faturará o título. Por fim, ‘Acrobacias’ exige muita criatividade, energia e habilidade, pois os competidores têm 60 segundos para impressionar três juízes: o piloto Dario Costa, que protagonizou um recorde ao voar dentro de um túnel; Maja Kuczynska, campeã de skydiving indoor e Anna Gasser, estrela do snowboarding trailblazer. Na soma total, quem tiver o maior índice é o vencedor.  

Vale lembrar que o Brasil já foi duas vezes campeão mundial: em 2006, com Diniz Nunes, e em 2009, com Leonardo Ang, ambos no ‘Maior Tempo de Voo’. O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no País e no mundo por meio do site https://paperwings.redbull.com/br-pt/ .

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE