Jornalistas do Paraná estão entre os mais agredidos do país | aRede
PUBLICIDADE

Jornalistas do Paraná estão entre os mais agredidos do país

Segundo os dados apresentados, de 2017 a 2021, foram registrados 62 casos de violência contra os profissionais no estado. No ano passado, o Paraná estava em quarto lugar no ranking.

Segundo os dados apresentados, de 2017 a 2021, foram registrados 62 casos de violência contra os profissionais
Segundo os dados apresentados, de 2017 a 2021, foram registrados 62 casos de violência contra os profissionais -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Segundo os dados apresentados, de 2017 a 2021, foram registrados 62 casos de violência contra os profissionais no estado. No ano passado, o Paraná estava em quarto lugar no ranking

Já faz cinco anos que os jornalistas que atuam no Paraná ocupam as primeiras posições no ranking das agressões, que incluem ameaças, agressões físicas e verbais, ataques virtuais, impedimento ao exercício profissional, assédio moral e sexual e até atentados. A mais recente aconteceu na sexta-feira (9) quando duas equipes, uma da rádio CBN e outra da RICtv, tiveram equipamentos confiscados e quebrados.

“Uma situação inaceitável dentro de um regime democrático. Os jornalistas devem ter garantidos o seu livre direito de trabalhar. Isso garante a liberdade de imprensa. Toda a população perde quando acontece esse tipo de episódio”, lamentou o presidente do SindiJor/PR, Célio Martins, ao usar a Tribuna da Assembleia Legislativa.

O Sindicato tem um protocolo de atuação para todos os casos de violência contra jornalistas, que passa pelo apoio, orientação sobre registros de ocorrência para que seja apurada a responsabilização, e, por fim, o amparo psicológico aos profissionais.

Além do presidente, a diretora de Defesa Corporativa da instituição, Aline Rios, que acompanha as situações de violência contra jornalistas há três anos, lembrou que os fatores que mais motivam as agressões estão relacionados à cobertura política e à pandemia. “Precisamos envolver a sociedade na discussão dessas questões, já que atacar profissionais também afeta o direito à informação”, afirmou.

Leia a matéria completa no site da RIC Mais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE