Alep aprova PL que visa a flexibilizar máscaras no Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Alep aprova PL que visa a flexibilizar máscaras no Paraná

Texto volta a ser discutido nesta quarta-feira (16); projeto revoga lei estadual que obriga a utilização do acessório em ambientes abertos.

Estados ao redor do Brasil já tem liberado o uso de máscaras em locais abertos.
Estados ao redor do Brasil já tem liberado o uso de máscaras em locais abertos. -

Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Texto volta a ser discutido nesta quarta-feira (16); projeto revoga lei estadual que obriga a utilização do acessório em ambientes abertos

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) aprovou na 'Sessão Plenária' desta terça-feira (15), a proposta que pode dar início ao processo de flexibilização do uso de máscaras em todo o estado. O Projeto de Lei (PL) nº 76/2022, do Poder Executivo, avançou em primeiro turno de votação após receber 45 votos favoráveis e seis contrários.

Agora, segundo anunciado pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), a proposição pode ser pautada para ser apreciada e votada em segundo e em terceiro turnos, e em redação final, nesta quarta-feira (16), caso não haja apresentação de emendas de Plenário. Para isso, foram marcadas uma sessão ordinária e outras duas extraordinárias.

O presidente da Alep decidiu pautar na 'Ordem do Dia' da 'Sessão' desta terça-feira logo após a matéria ter sido aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Saúde Pública. “O fato é que em todo o Estado os municípios estão tomando decisões isoladas e quero crer, que uma decisão maior, do Governo do Estado, vai prevalecer sobre qualquer outra medida no interior do Paraná”, afirmou Traiano.

“O Poder Executivo optou por revogar a atual lei e, com base na Lei Federal nº 13.797/2020, que é a lei de enfrentamento da pandemia, poderá a regulamentação do uso de máscara por decreto, definindo os ambientes onde o uso delas continuará sendo obrigatório. E, obviamente, liberando em outros ambientes que o governo entender que é necessário”, explicou o primeiro secretário do Poder Legislativo, parlamentar Luiz Cláudio Romanelli (PSB).

Projeto

O texto do Poder Executivo tramita na forma de um substitutivo geral apresentado pelo próprio governo e aprovado na CCJ. De acordo com a nova redação, fica revogada a Lei Estadual nº 20.189/2020, assinada por todos os parlamentares para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e que determinou o uso de máscara durante a vigência do Decreto de calamidade pública no Paraná.

“A Assembleia foi fundamental no tempo certo. Tão logo a pandemia surgiu, nós aqui elaboramos esta lei. Agora, depois de dois anos, o Governo entende que é dado o momento de dar um ponto final nesse assunto. Mas o Executivo não diminui o Poder Legislativo e vai ouvir a Casa para outras medidas que se tornarem necessárias”, destacou Traiano. “O Paraná foi pioneiro em ter uma legislação estadual que fixou critérios extremamente rígidos. Foi uma lei fundamental no enfrentamento da pandemia. Talvez foi a lei mais importante que construímos nessa legislatura”, complementou Romanelli.

Outras informações: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE