Deputado Romanelli apoia PEC da Língua Espanhola em escolas | aRede
PUBLICIDADE

Deputado Romanelli apoia PEC da Língua Espanhola em escolas

Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná.

Deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB).
Deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB). -

Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), um dos autores da PEC 3/2021, que institui o ensino do espanhol nas escolas públicas no Paraná, disse, na última segunda-feira (2), que o aprendizado da língua é importante do ponto de vista cultural, de identidade latino-americana e até para a formação profissional. "O espanhol é a quarta língua mais falada no mundo, são 585 milhões de pessoas, 210 milhões delas na América do Sul. Dos 12 países do continente, apenas o Brasil fala o português num universo de 423 milhões de pessoas", disse.

A língua espanhola, afirma Romanelli, é ainda a segunda em relevância comercial, idioma oficial de 21 países, destes, 19 deles estão localizados na América, sete são fronteira com o Brasil e dois com o Paraná. Também é língua de estudo de mais de 22 milhões de alunos em 110 países, inclusive na China e no Japão, que são os principais países parceiros do Brasil em transações comerciais fora da América Latina. Os números são do movimento #FicaEspanhol de abrangência nacional.

A Proposta de Emenda Constitucional, apresentada inicialmente pelo deputado Arilson Chiorato (PT) e que conta agora com a coautoria de Romanelli, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). “O aprendizado da língua espanhola vai aumentar as oportunidades profissionais, culturais e sociais dos estudantes da rede pública estadual", afirma Romanelli.

#FicaEspanhol

A medida, conforme a proposta, será válida do ensino fundamental II até o final do ensino médio e as aulas ocorreriam durante as atividades regulares, com um mínimo de 2 horas/aula por semana. A proposta é assinada ainda por mais 18 deputados e aguarda parecer da CCJ que deve aprovar a admissibilidade do documento para seguir a tramitação no legislativo.

O debate da inclusão do idioma na grade curricular acontece em nível nacional, através do movimento #FicaEspanhol. Alguns estados, como o Rio Grande do Sul, Rondônia e Paraíba já aprovaram a inclusão. Nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso tramitam proposições (projetos de lei e PECs).

Atualmente, a maioria das escolas do Paraná garante, na grade curricular e no horário regular de aula, o ensino de uma única língua estrangeira (inglês) e realiza a oferta de espanhol e de outros idiomas por meio do Celem, no contra turno. Este horário inviabiliza o acesso da maioria dos alunos que, por diversas razões, não pode comparecer à escola ou fazer o curso na modalidade remota em horário diferente.

Com informações: Assembleia Legislativa do Paraná.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE