Professores e as incertezas do Ensino Online | aRede
PUBLICIDADE

Professores e as incertezas do Ensino Online

Aquela atividade da sexta passada que ninguém respondeu e as câmeras desligadas são mesmo um desafio durante a educação online. Saiba o que pode te ajudar!

Graduação em Pedagogia e aprendizagem continuada
Graduação em Pedagogia e aprendizagem continuada -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Aquela atividade da sexta passada que ninguém respondeu e as câmeras desligadas são mesmo um desafio durante a educação online. Saiba o que pode te ajudar!

Em tempos de pandemia, professores do ensino público e privado têm passado por situações boas e ruins durante as aulas remotas. A depender do público ser infantil ou de ensino médio/superior, a abordagem profissional do educador precisa contribuir para o crescimento do aluno. Fato é que por diversos fatores, dentre eles, a distância e a falta de equipamentos oportunos, ambos os lados ficam desgastados.

No dia a dia da sala de aula os professores já têm que aprender a lidar com diversas situações referentes aos alunos. Muitos possuem situação de pobreza, famílias que dão pouco suporte ao estudo, sofrem bullying ou alguma violência relacionada a gênero e identidade, ou ainda uma gravidez inesperada, um problema de saúde. Seja qual for a situação, a figura do educador é a de estar presente e ajudar o aluno no seu processo de evolução do conhecimento.

Levando este fato em consideração, hoje iremos ver alguns pontos sobre como lidar com os desafios na educação online, como realizar um upgrade na formação, com dicas de leitura e novos temas para TCC em pedagogia, além de repensar essa relação aluno-professor.

Principais desafios entre aluno e professor e como resolvê-los

O ensino remoto é o que atende a grande maioria dos estudantes brasileiros no momento e requer que o professor tenha cuidado redobrado no planejamento das atividades e na gestão pedagógica. Reuniões periódicas são feitas com os educadores com o objetivo de promover estratégias para que os diretores e coordenadores possam mediar a performance do professor e as respostas dos alunos ao método de ensino. O planejamento também engloba níveis mais altos em escala nacional.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os planos de educação remota no Brasil, mensurados entre março e outubro de 2020, são ineficazes, visto que numa média de 0 a 10, os planos estaduais possuem 2,38 pontos e as capitais 1,6 pontos no Índice de Educação à Distância. Este dado expõe a necessidade de uma organização tripartite, do órgão responsável primeiramente, dos núcleos escolares e professores, de todas as modalidades, inclusive o preparador físico e o coordenador psicológico e do aluno em se interessar a estudar.

Dessa forma, surgem incertezas em como prosseguir com o ensino, em primazia por:

Adaptação às aulas online - necessidade de dispositivos portáteis e internet;

Separação do contato social - característica marcante para o ensino infantil;

Aumento do atendimento individual de alunos e suas famílias - demandas de material escolar;

Evasão de alunos - consequência de muitos não terem acesso facilitado à internet ou disponibilidade para aulas online;

Trabalho prolongado dos professores - cada vez mais frequente, o professor precisa dar aulas em novas plataformas e prestar apoio aos alunos e familiares, o que demanda tempo.

Para resolução de tantos conflitos, o investimento na estratégia pedagógica com todos os professores, além das políticas públicas governamentais, pode fortalecer os laços entre educador e estudante. Políticas internas como atividades que envolvam a família, pesquisas e passeios virtuais, e atividades que trabalham o lado mental e lógico do aluno são também válidas, em consonância com o limite de horários de aulas, podendo optar por atividades síncronas (com o professor presente) ou assíncronas (videoaulas gravadas, jogos, quizzes).

Graduação em Pedagogia e aprendizagem continuada

A graduação em pedagogia pode ser feita de forma presencial, EAD ou semipresencial, com duração de 3 a 4 anos. O perfil do pedagogo busca por uma comunicação não violenta, capacidade de aprender e ensinar e de ser resiliente para com novas pessoas e realidades. Ao fim do curso, o profissional licenciado é capaz de trabalhar com a educação infantil e o ensino fundamental, em atividades desde a docência à gestão e coordenação, em escolas, empresas e projetos sociais.

Estar sempre procurando cursos, eventos e capacitações e promover ações nas escolas, como debates e palestras virtuais, contribuem para a formação do professor e dos demais indivíduos da unidade escolar. O site do MEC, Ministério da Educação, traz alguns cursos, entre eles:

e-ProInfo - plataforma virtual de aprendizagem contínua;

ProInfantil - curso EAD para professores da educação infantil;

Gestar II - programa voltado à língua portuguesa e matemática do ensino fundamental.

Temas de TCC em pedagogia e dicas de leitura

Escrever o trabalho de conclusão de curso pode ser uma dor de cabeça para quem está se graduando em pedagogia. Se você já dá aulas, pode ser mais fácil a busca por um tema que já esteja no seu dia-a-dia, mas caso precise partir do zero, temos alguns temas de TCC e monografia em pedagogia:

A educação infantil inclusiva no Brasil;

Importância do uso de brincadeiras na educação infantil;

Literatura Infanto-juvenil: empoderamento e ação nas escolas;

Educação de jovens e adultos atrasados no ensino fundamental;

Ferramentas disruptivas do ensino online para o ensino médio;

Impactos do ensino online em alunos do ensino médio rumo ao mercado de trabalho.

E como sabemos que  o processo de escrita não começa do zero e que é necessário buscar materiais para alimentar o conhecimento, os seguintes livros podem te ajudar:

Quem ama, educa - Içami Tiba;

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação - Adolfo Tanzi Neto e Fernando De Mello Trevisani;

Sala De Aula Invertida - Jonathan Bergmann;

O dia a dia das creches e pré-escolas: Crônicas brasileiras - Ana Maria Mello;

A coragem de ser imperfeito - Brené Brown.

Importante: mercado de trabalho e oportunidades em tempos de pandemia
Importante: mercado de trabalho e oportunidades em tempos de pandemia |  Foto: Divulgação
 

Importante: mercado de trabalho e oportunidades em tempos de pandemia

Mesmo com o alto fator do desemprego trazido pela pandemia, ainda há oportunidades que devem ser citadas. A crise também cria novas necessidades e são nelas que podemos pensar como forma de ganhar dinheiro. Professores com diploma conseguem mais facilmente encontrar propostas de emprego, segundo reportagem do portal G1. Sendo assim, podem encontrar vagas em:

Bancas virtuais de apoio ao ensino fundamental;

Cursos de apoio psicopedagógico;

Secretaria e coordenação escolar;

Reforço virtual infantil.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE