O seu sofá pode estar deixando você doente | aRede
PUBLICIDADE

O seu sofá pode estar deixando você doente

O sofá acumula ácaros, poeira, pelos e fungos, ideal para desencadear alergias e até doenças respiratórias.

 Os estofados são verdadeiros vilões para aqueles que sofrem de alergias respiratórias
Os estofados são verdadeiros vilões para aqueles que sofrem de alergias respiratórias -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O sofá acumula ácaros, poeira, pelos e fungos, ideal para desencadear alergias e até doenças respiratórias

O sofá tem sido um grande companheiro durante o isolamento social e, se muitos já consideravam esse um dos móveis mais importantes da casa, agora é um dos preferidos. E certamente é o protagonistas em casas com crianças: “Estamos recebendo mais solicitações para limpeza de estofados com manchas de achocolatado e de leite”, relata Bruno Vieira, especialista Acquazero em higienização de estofados.

Mas muito além de manchas de bebidas, os estofados são verdadeiros vilões para aqueles que sofrem de alergias respiratórias. O sofá acumula ácaros, poeira, pelos e fungos, ideal para desencadear alergias e até doenças respiratórias. 

Segundo o médico pneumologista Helder Vinicius Ribeiro, especialista em doenças respiratórias, "as alergias mais comuns são a rinite alérgica, caracterizada por coceira no nariz, olhos, garganta, espirros, congestão nasal, e a asma que se apresenta com crises de falta de ar, tosse, chiado e dor no peito". Tanto a rinite alérgica quanto a asma podem ter crises de piora, geralmente desencadeadas pela inalação de poeira, ácaros, bolor e pelos de animais. "Atualmente existem vários tratamentos farmacológicos disponíveis, mas evitar a exposição a estes alérgenos também faz parte do tratamento", salienta o médico.

É hora de procurar por uma empresa especializada no serviço quando a sujeira começa a incomodar. Passar o aspirador doméstico é um bom aliado no combate às sujidades, porém não dispensa a limpeza profissional com produtos e aparelhos específicos para sucção profunda. E essa limpeza do estofado deve ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, se não for usado diariamente. Porém, para quem tem crianças ou animais em casa, o prazo deve ser antecipado.

“Esse período do ano já é preocupante para os pais, que ficam de olho na higienização para evitar crises alérgicas dos filhos. Mas agora com as crianças passando mais tempo nos estofados, a higienização profunda para remoção de fungos e ácaros é essencial”, relata Bruno Vieira.

“Utilizamos um produto desinfetante e água para higienização. Toda a água e o produto é extraído do sofá com uma máquina que possui alto poder de sucção.” O especialista afirma que assim, além de remover a sujeira superficial, o serviço remove também toda a sujeira antiga que já se aprofundou na espuma do estofado. "Depois do processo de limpeza, o sofá ficará superficialmente úmido, porém, estará seco em poucas horas", finaliza Bruno.

É importante lembrar que cada sofá possui uma técnica de limpeza e produtos específicos a serem utilizados. Linho, camurça e veludo, que são tecidos delicados, seguem praticamente o mesmo processo de higienização por extração. "Porém, no linho, precisamos neutralizar muito bem qualquer produto utilizado no estofado para evitar amarelamento ou enfraquecimento do tecido." Já a limpeza do couro, segundo o especialista, requer técnicas bem diferentes da limpeza do tecido e um dos diferenciais é a hidratação no final. "Por isso, é muito importante a contratação de uma empresa qualificada para a limpeza dos estofados, que saiba quais técnicas e produtos usar na limpeza", completa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE