Designer explica como montar um closet funcional | aRede
PUBLICIDADE

Designer explica como montar um closet funcional

Diante de imóveis com diferentes dimensões no mercado, profissional ensina como escolher o modelo ideal para cada projeto

Imagem ilustrativa da imagem Designer explica como montar um closet funcional
-

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Diante de imóveis com diferentes dimensões no mercado, profissional ensina como escolher o modelo ideal para cada projeto

Quem nunca sonhou ter um closet reservado para guardar roupas e acessórios? Desejo de consumo de muitas pessoas, o projeto do ambiente facilita o dia-a-dia ao reunir, em um único lugar, os objetos pessoais do morador e o espaço para montar o look perfeito. Já pensou em ter um closet para chamar de seu ainda no início de 2020?

Frequentemente pensado para compor a decoração dormitório, o closet auxilia na organização dos itens pessoais ao alcance dos moradores. Entretanto, se não for possível incorporá-lo dentro no quarto, é possível tornar o closet uma realidade em um outro caminho da casa.

O designer de interiores Henrique Freneda aborda como a decoração ajuda a construir essa sensação positiva dentro de casa. “Com tudo organizado, tenho certeza que a vida pessoal dos meus clientes fluirá ainda melhor. E essa costuma ser uma prerrogativa muito valiosa ao se começar um novo ano”, explica.

Segundo o profissional, o primeiro passo é definir onde o closet será instalado. A partir daí, a próxima etapa consiste em escolher o estilo que melhor comporta todo o vestuário e acompanhará o dia-a-dia de cada residente. Os tipos de projetos são inúmeros: armários abertos ou fechados, com muitos espelhos, composto por prateleiras ou apenas araras, visual mais simples ou sofisticado, etc.

Para ajudar nesse processo, o Henrique reuniu algumas dicas relevantes. “Não importa se o closet é grande ou pequeno, o essencial é decorar de acordo com o estilo do usuário, além de deixá-lo funcional”, ressalta. Acompanhe:

A organização, tanto de roupas quanto de sapatos e acessórios, é prioridade na hora de montar um closet. “O objetivo é encontrar a melhor maneira de guardar os pertences de forma a otimizar espaço e facilitar a escolha das peças para vestir”, explica o profissional.

Por isso, é de extrema importância fazer um levantamento de tudo que será armazenado no espaço. Depois de obter essa informação, o designer de interiores pode mensurar a quantidade exata de prateleiras, araras, ganchos, divisórias, cabides, gavetas para a execução do projeto de marcenaria.

Se o tamanho disponível para o projeto for reduzido, o importante é apostar nos espaços verticais. Uma versão sem portas, totalmente aberta, costuma ser a mais indicada, pois o espaço interno é ampliado. “Se a organização é prerrogativa, nesse sistema se torna ainda mais valiosa, já que tudo ficará à mostra”, destaca Freneda.

Roupas com tecidos que amassam facilmente, como o caso de vestidos, devem ser pendurados em cabides separados, que por sua vez pode seguir uma ordem por cores ou estampas. Por sua vez, bolsas e mochilas são expostas em nichos e os sapatos ganham glamour ao serem dispostos em prateleiras. “Também gosto muito dos ganchos, que são perfeitos para simplificar a rotina, já que armazenam o pijama ou uma troca de roupa rápida”, aconselha Freneda.

Já os closets grandes não envolvem muitos mistérios: a principal preocupação está em decorar o local de acordo com o estilo de vida dos moradores. Aposte em espelhos para ajudar a escolher a roupa perfeita para a ocasião e invista na escolha de sofás e pufes, que trazem praticidade e acrescentam charme ao local.

 Pensando um pouquinho mais além, um móvel pode ser instalado no centro do ambiente para receber joias e peças íntimas. Fora isso, obras de arte, quadros e esculturas, contam com a função de marcar a personalidade no cômodo.

Tipos de materiais e acabamentos:

A escolha dos materiais é tão relevante quanto às dimensões do closet. Os mais comuns são a madeira e o MDF, que podem receber acabamentos diversos como a laca.

Entretanto, é possível inovar! O vidro, por exemplo, mais utilizado em portas e gavetas, traz um ar moderno, além de facilitar na hora da limpeza. Para quem optar por esse revestimento, dá para misturar cores e desenhos com os acabamentos fosco e brilhante.

Nesse caso, as roupas ficarão mais visíveis, o que torna mais rápido o processo de escolha da roupa, mas também exige uma organização impecável. “A decisão final depende do orçamento disponível, do espaço e do gosto pessoal dos moradores”, conta o designer de interiores.

Iluminação:

“A execução de um projeto luminotécnico eficiente facilitará a vida dos clientes, como também ressalta o décor do closet”, afirma Henrique. Muitas vezes, as pessoas não dedicam a merecida importância referente a essa questão. Há uma preocupação evidente com a organização das peças e com o espaço disponível, porém como se vestir sem ter uma visão ampla das combinações?

Apostar nesse recurso colabora para ressaltar a amplitude do espaço! O ideal é investir em um ponto de luz colocado no centro, iluminando de forma geral por meio da instalação de um plafon, lustre ou pendente.

Para uma iluminação mais específica dentro dos armários, lâmpadas com um bom ICR (Índice de Reprodução de Cor) garantem uma alta eficiência sem interferir diretamente nas cores dos itens. “Prateleiras, gavetas, nichos e cabideiros são destacados com o uso de fitas de LED”, explica Henrique Freneda.

Mesmo que o LED esteja em contato direto com as vestimentas dentro dos compartimentos do móvel, não se preocupe! A tecnologia foi desenvolvida para não sofrer nenhum tipo de aquecimento, portanto, não existe risco de as roupas serem danificadas. “Esse tipo de iluminação facilita a escolha do look no dia-a-dia, além de economizar na conta de energia”, finaliza o designer de interiores.

As informações são da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE