PIB do Paraná cresce 2,5% no primeiro trimestre | aRede
PUBLICIDADE

PIB do Paraná cresce 2,5% no primeiro trimestre

Números foram revelados nesta segunda-feira pelo Ipardes e pelo governador Beto Richa

VÍDEO
| Autor:

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Estado do Paraná iniciou o ano de 2017 na contramão do cenário econômico nacional, apresentando crescimento no Produto Interno Bruto (PIB). Nesta segunda-feira, o Governador Beto Richa, junto com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), Júlio Suzuki Júnior, anunciaram que a soma de todas as riquezas produzidas no estado no primeiro trimestre obteve um incremento de 2,5%. O valor contrasta com a média nacional, já que o PIB nacional decresceu 0,4% neste mesmo período, entre janeiro e março.

Em vídeo divulgado pelo governador nesta segunda-feira em uma rede social, junto com Suzuki, ele explica que tudo isso impacta na abertura de novas vagas de emprego no mercado de trabalho. “Isso tem reflexo direto nos 25 mil empregos gerados no Estado do Paraná. De janeiro a maio, acumulados, nós temos a geração positiva de 25 mil postos de trabalho, enquanto que no país há 14 milhões de brasileiros desempregados”, destacou Beto Richa, se referindo aos números revelados pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

O diretor-presidente do Ipardes, Júlio Suzuki, justifica essa alta à grande diversidade econômica paranaense, e acredita que não vai haver novas quedas na atividade econômica do estado neste ano. “O crescimento paranaense revela o dinamismo das atividades econômicas paranaenses, em especial a agropecuária e a indústria. E ao longo do ano esperamos manter essa trajetória de crescimento, com a geração de mais postos de trabalho”, destaca.

O governador também ressaltou a participação do Estado neste número, e falou que só foi possível com muito trabalho. “Isso graças também à união de empresários, trabalhadores e Governo do Estado. O Paraná continua avançando, e estamos demonstrando que aqui é possível, apesar da crise nacional, continuar garantindo um desenvolvimento vigoroso, com a geração de riquezas e empregos para a nossa população”, concluiu o governador.

Indústria e serviços são destaque na geração de emprego

Números revelados pelo Ministério do Trabalho, pelo levantamento mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostram que dos seis ramos de atividades que geram emprego, apenas um ficou negativo no acumulado do ano, entre janeiro e maio: o comércio. Entre os positivos o grande destaque vai para a indústria: foram 11,4 mil novos postos de trabalho gerados neste ano em todo o Estado. O líder na geração de vagas foi o setor de serviços, com o saldo positivo de 11,9 mil pessoas inseridas no mercado com carteira assinada. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE