Neymar provoca matemático após Brasil derrubar previsão de eliminação
Atacante ironizou Joachim Klement nas redes sociais depois da vitória sobre o Japão; pesquisador havia projetado a eliminação da Seleção ainda na primeira fase do mata-mata

Neymar usou as redes sociais para provocar o matemático Joachim Klement após a classificação do Brasil às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. O camisa 10 respondeu diretamente a uma publicação sobre a previsão do pesquisador, que apontava a eliminação da Seleção diante do Japão.
"Sr. Joachim Klement… favor tentar na próxima Copa", escreveu Neymar, em tom de ironia, depois da vitória brasileira por 2 a 1, de virada, nesta segunda-feira (29), em Houston.
Klement ganhou notoriedade por desenvolver um modelo estatístico para projetar resultados de Copas do Mundo. O estudo levou em consideração fatores como PIB per capita, população, temperatura e desempenho histórico das seleções. O pesquisador acertou os campeões das últimas três edições do torneio, ao apontar Alemanha, França e Argentina como favoritas aos títulos de 2014, 2018 e 2022.
Na projeção divulgada antes do Mundial de 2026, porém, o matemático previu que o Japão eliminaria o Brasil no primeiro confronto de mata-mata. Em entrevista à BBC na época, ele classificou a possibilidade como "uma das maiores zebras da história da Copa do Mundo".
A previsão não se confirmou. O Brasil saiu atrás no placar, mas buscou a virada nos minutos finais e garantiu vaga nas oitavas de final. Agora, a equipe comandada por Carlo Ancelotti aguarda o vencedor do duelo entre Noruega e Costa do Marfim para conhecer seu próximo adversário na competição.
Com informações da CNN Brasil.Leia o resumo da notícia
- Neymar usou as redes sociais para ironizar o matemático Joachim Klement após a classificação do Brasil às oitavas da Copa de 2026, respondendo com uma provocação à previsão de eliminação da Seleção diante do Japão.
- O pesquisador é conhecido por modelos estatísticos que usam variáveis como PIB, população e desempenho histórico. Ele já havia acertado campeões de Copas anteriores, mas desta vez errou ao prever a queda precoce do Brasil.
- Em campo, a previsão não se confirmou: o Brasil venceu o Japão de virada por 2 a 1 em Houston e avançou às oitavas, onde aguarda o vencedor de Noruega x Costa do Marfim.





















