PUBLICIDADE

Como se estressar menos em 2015

Gabriel Sartini

@Siga-me

A correria do dia a dia, o trânsito, prazos e obrigações são um convite para uma vida estressada. Cada vez mais, fica mais difícil de levar uma vida com qualidade e prazeres. Cabe a você mesmo ficar atento constantemente para evitar o estresse e cultivar hábitos saudáveis que protejam de uma vida com satisfação e equilíbrio. A psicóloga Joana Cardoso dá oito dicas que devem ser levadas em consideração para conseguir mais qualidade de vida. Confira abaixo:

1 - Pense positivo

Focar no lado bom, no otimismo, é um treinamento. É comum que, quando estressadas, imaginamos todas as mil possibilidades catastróficas de uma situação. Pensar no lado desastroso não previne nada de acontecer e nos força a sofrer antes de algo de concretizar. Ao contrário, pensar positivamente nos faz mais esperançosas e acreditadas, gerando mudanças químicas benéficas para nosso corpo e mente.

2 - Tenha um hobby

Quando praticamos algo que gostamos, nos colocamos como prioridade em algum momento do nosso dia. Podemos nos dedicar quase integralmente a nossas obrigações, mas temos um tempo para nós mesmas, para aliviar todo o estresse do dia. É uma maneira de não esquecermos de nós mesmas.

3 - Cultive as amizades

Os amigos nos lembram de quem somos verdadeiramente. Com eles, não precisamos nos preocupar em ser nada além de nós. É uma maneira de lembrar que somos amadas e também de sentir carinho de volta. Percebendo que somos importantes para alguém, lembramos do nosso valor.

4 - Não se compare a outras pessoas

Cada pessoa tem sua jornada. Não devemos nos comparar com os outros se os caminhos são sempre diferentes. A única competição justa é aquela com nós mesmos, considerando quem éramos e quem somos agora.

5 - Valorize as pequenas coisas

Se enxergamos a grandeza das pequenas coisas, conseguimos dimensionar melhor o tamanho de um obstáculo, quando ele aparecer. Quando você percebe o verdadeiro tamanho do problema, ele fica mais leve e superável.

6 - Aprenda a dizer não

É importante aprender a dar o seu limite. Por vontade de agradar e conquistar a aprovação alheia, nos tornamos escravas da opinião dos outros. Saber impor e respeitar o seu limite vai fazer com que você não se sinta abusada e, consequentemente, cobre menos também. O que você faz será por você e não por e para os outros.

7 - Foque no momento presente

A tendência é pensarmos demais no passado e no futuro, mas esquecemos que o único momento onde podemos fazer alguma mudança é no presente. Se nos concentrarmos no agora não sofremos por antecipação e ainda conseguimos resolver o que ficou pendente lá atrás.

8 - Aceite que às vezes ganhamos; às vezes perdemos

Perceber que ganhar e perder faz parte do jogo nos ajuda a lembrar que não somos nem fracassadas nem invencíveis. Assim, a derrota não é o fim do mundo e a vitória não é garantia de nada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE