Educandário Manoel Ribas passa por reforma para receber novos departamentos e serviços | aRede
PUBLICIDADE

Educandário Manoel Ribas passa por reforma para receber novos departamentos e serviços

Conselho de Habitação fez visita para verificar espaços que vão abrigar setores da Assistência Social, Habitação e Defesa Civil

Local deverá concentrar Universidade Aberta para a Pessoa Idosa, Departamento da Pessoa Idosa e Igualdade Racial e Defesa Civil
Local deverá concentrar Universidade Aberta para a Pessoa Idosa, Departamento da Pessoa Idosa e Igualdade Racial e Defesa Civil -

Publicado por Lucas Veloso

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O antigo Educandário Manoel Ribas, que abriga atualmente a Guarda Mirim de Castro, está em obras de reforma para receber as instalações de outros serviços: sede da Defesa Civil, da Universidade Aberta para a Pessoa Idosa (Unapi) e o Departamento da Pessoa Idosa e da Igualdade Racial. Os espaços estão sendo adequados para comportar atendimento ao público, reuniões e estoques.

Para verificar o andamento das obras, o Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social de Castro realizou uma reunião de trabalho e visita técnica ao local. A visita, no dia 22 de setembro, foi conduzida pelo secretário municipal de Assistência Social, Günter Lesnau, que apresentou o andamento das adequações e explicou a organização dos espaços, que permitirá ampliar e estruturar os serviços.

O secretário também detalhou a organização dos estoques mantidos no local, especialmente itens destinados ao atendimento em situações de emergência. “Os materiais destinados à Defesa Civil seguem um fluxo próprio e são reservados exclusivamente para o atendimento de situações de emergência e calamidade pública, conforme os protocolos e instrumentos legais de acionamento”, explicou.

Já os materiais sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Superintendência de Habitação são destinados, de acordo com Günter, ao atendimento de demandas emergenciais da comunidade e, especialmente, à execução do Programa Revitalizar.

GALERIA DE FOTOS

  • Educandário Manoel Ribas passa por reforma para receber novos departamentos e serviços
  • Educandário Manoel Ribas passa por reforma para receber novos departamentos e serviços

Programa Revitalizar começa no CRAS

Outro ponto apresentado aos conselheiros foi o fluxo de atendimento do Programa Revitalizar. O secretário reforçou que o acesso ao programa começa nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), onde é realizado o acolhimento e a avaliação inicial da situação apresentada pela família.

“É lá que acontece o primeiro atendimento, o acolhimento e a análise da demanda pela equipe técnica. Depois de constatada a elegibilidade do usuário dentro dos critérios da política de assistência social, a solicitação segue para a Superintendência de Habitação, que dá continuidade ao processo e à efetivação do benefício. Esse fluxo é importante para que o atendimento aconteça de forma organizada, com a avaliação técnica necessária e dentro dos critérios estabelecidos pelo programa”, destacou.

Para Natanael Vieira, presidente do Conselho Municipal de Habitação, a iniciativa também reforça o papel do conselho no acompanhamento das ações e melhorias dos espaços que integram a rede municipal de atendimento. “Amplia a transparência e a participação da sociedade civil no acompanhamento das políticas de habitação e assistência social”, defende.

Confira um resumo da notícia:

Antigo Educandário Manoel Ribas passa por reforma: O prédio, que abriga a Guarda Mirim de Castro, receberá a sede da Defesa Civil, da Universidade Aberta para a Pessoa Idosa (Unapi) e do Departamento da Pessoa Idosa e da Igualdade Racial. Os espaços serão adaptados para atendimento, reuniões e armazenamento de materiais.

Visita técnica acompanha andamento das obras: O Conselho Gestor de Habitação de Interesse Social de Castro visitou o local em 22 de setembro. Durante a reunião, o secretário de Assistência Social, Günter Lesnau, explicou a organização dos espaços e dos estoques destinados a situações de emergência e ao atendimento de demandas sociais.

Programa Revitalizar tem atendimento iniciado nos Cras: O acesso ao programa começa nos Centros de Referência de Assistência Social, que fazem o acolhimento e a avaliação das famílias. Após a análise dos critérios de elegibilidade, os pedidos seguem para a Superintendência de Habitação. A iniciativa também busca ampliar a transparência e a participação social nas políticas públicas.

Com informações da assessoria de imprensa.

CONTEÚDO DE MARCA

PUBLICIDADE