Cheia do Rio Iapó assusta moradores após dias de chuva em Castro
Rio subiu de 5,5 para 6,9 metros em poucos dias, enquanto acumulado de chuva já ultrapassa 200 milímetros no município

O cenário do Rio Iapó tem deixado moradores de Castro assustados após uma sequência de dias de chuva intensa. Com o aumento rápido do nível do rio e pontos de alagamento, a população acompanha com apreensão a evolução das águas no município.
Veja:
Desde quinta-feira (10), Castro já registrou mais 200 milímetros de chuva nas estações meteorológicas do município. Na região do Socavão, o acumulado dos últimos sete dias ultrapassa 300 milímetros.
A quantidade de chuva provocou uma elevação significativa do Rio Iapó. Segundo dados da estação da Copel, o nível passou de 5,5 metros na quinta-feira (10) para 6,9 metros neste domingo (13).
Além do Iapó, outros rios também estão sendo monitorados, como o Piraí, o Maracanã e o São Cristóvão. Os lagos dos Parques Lacustre I e II também transbordaram, fazendo com que a água avançasse sobre áreas e vias próximas.
A situação preocupa moradores que convivem com a presença do Iapó no cotidiano de Castro e conhecem os efeitos das cheias. Embora o município esteja acostumado com a elevação do rio em períodos chuvosos, a velocidade com que o nível subiu desta vez aumentou a preocupação.
A Defesa Civil permanece em estado de atenção e mobiliza equipes de diferentes secretarias, com apoio do Corpo de Bombeiros, para acompanhar os pontos afetados e atender possíveis ocorrências.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Castro, Edmir Kirchof, apesar da elevação dos rios e dos transtornos registrados em alguns pontos, a situação permanece sob controle e é monitorada continuamente.
O prefeito Reinaldo Cardoso também reforçou o pedido para que a população fique atenta, especialmente porque a previsão é de que os rios continuem subindo nos próximos dias.
Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.



