Agroleite 2026 conta com programação cultural e educativa para toda a família | aRede
PUBLICIDADE

Agroleite 2026 conta com programação cultural e educativa para toda a família

Público pode conhecer de perto a cadeia produtiva do leite por meio da Trilha do Leite, atração que proporciona uma experiência interativa para crianças, jovens e adultos

Nesta segunda-feira, 03 de agosto, o ciclo de apresentações teve início com a fanfarra do CAIC de Castro
Nesta segunda-feira, 03 de agosto, o ciclo de apresentações teve início com a fanfarra do CAIC de Castro -

Publicado por Diego Chila

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Agroleite 2026 chega com uma programação que une cultura, educação e entretenimento para visitantes de todas as idades ao longo de toda a semana. Além das apresentações culturais realizadas diariamente na Praça Central, o público também pode conhecer de perto a cadeia produtiva do leite por meio da Trilha do Leite, atração que proporciona uma experiência interativa para crianças, jovens e adultos.

Nesta segunda-feira, 03 de agosto, o ciclo de apresentações teve início com a fanfarra do CAIC de Castro. Segundo Jonatan Barros diretor da instituição, participar do evento fortalece tanto o desenvolvimento dos estudantes quanto a integração entre a cooperativa e a comunidade.

"É muito importante em dois sentidos, para as crianças vivenciarem eventos como este e para colocarem em prática todo o ensaio realizado durante cerca de quatro meses, que vai além da preparação para o desfile de 7 de setembro. É fundamental esse envolvimento da Castrolanda com a comunidade, valorizando as escolas e todos que trabalham em prol do município”, destaca.

Para Heloísa, aluna do 5º ano do CAIC, a apresentação marcou sua primeira participação no Agroleite. "Foi algo bem diferente. Nem todos têm a oportunidade de participar de um evento como esse e vir se apresentar. Foi a minha primeira vez e achei muito bonito, com muitas pessoas e muitas programações”, relata a aluna.

Isabella Nocera, professora do corpo coreográfico da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, fazer parte do Agroleite representa a valorização das tradições da comunidade holandesa em Castro. "Como a Escola Evangélica faz parte da Colônia Castrolanda, valorizamos muito essa história. Faz as crianças entenderem o quanto é importante manter as tradições. A fanfarra é uma tradição da escola e, como parte do trio igreja, escola e cooperativa, estamos sempre integrados. As crianças se preparam, gostam de participar e esperam por esse momento”, expõe.

Ao longo da tarde, a programação contou ainda com apresentações de dança da Casa da Criança e do Adolescente de Castro e da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda. Além disso, para encerrar o primeiro dia, a apresentação musical de Eliezer Meira, com saxofone e violino.

Trilha do Leite

Além das atrações culturais, a Trilha do Leite é um dos principais espaços educativos do Agroleite. A atividade apresenta, de forma lúdica e interativa, todas as etapas da produção leiteira, desde o nascimento dos animais até a industrialização do leite.

Responsável pela iniciativa, Claudinei Jair Risden, supervisor de Assistência Técnica da Castrolanda, explica que o projeto foi criado para aproximar o público da realidade das propriedades leiteiras. "A Trilha do Leite surgiu para desmistificar de onde vem o leite. Criamos uma simulação da fazenda que mostra todo o processo, desde o nascimento dos animais, crescimento, produção e chegada à indústria. Também apresentamos temas como tecnologia, robótica, bem-estar e conforto animal, mostrando tudo o que faz parte da cadeia do leite”, resume.

Um dos principais objetivos é despertar o interesse das novas gerações pela atividade. "Minha expectativa sempre foi incentivar a sucessão familiar. Recebemos filhos de produtores e crianças que nunca tiveram contato com uma fazenda. É uma forma leve e transparente de mostrar como o leite é produzido até chegar à mesa das famílias”, finaliza Claudinei.

Ao longo de toda a semana, mais de 700 pessoas estão inscritas para participar da atividade, principalmente grupos escolares.

Entre os visitantes, Tiago Souza destacou o caráter educativo da experiência. “Achei muito interessante perceber a importância do cuidado com os animais, do bem-estar, do respeito ao tempo de ação dos medicamentos e de todo o manejo, como o fornecimento do colostro para a imunidade das bezerras. É tudo muito didático. Minha filha, que ainda é bem pequena, prestou atenção o tempo todo e os profissionais explicam muito bem” destaca.

As apresentações culturais e a Trilha do Leite seguem até sexta-feira (07), oferecendo atividades para todos os visitantes do Agroleite 2026.

Serviço: O Agroleite 2026, vitrine da tecnologia da cadeia do leite da América Latina, será realizado entre os dias 03 e 07 de agosto, em Castro (PR), Capital Nacional do Leite, no Parque Tecnológico Agroleite e Parque Dario Macedo. Todas as informações da programação são divulgadas no site agroleitecastrolanda.com.br, no aplicativo Meu Agroleite e nas redes sociais @agroleitecastrolanda. O evento é promovido pela Cooperativa Castrolanda, aberto ao público e gratuito.

Parceria e patrocinadores Diamante: O evento é realizado em parceria com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura Municipal de Castro. Na cota Diamante, o Agroleite 2026 recebe a assinatura de Alta Genetics, Biofarm, Boehringer Ingelheim, CBC Seguros, Ceva, Cogent Iamax, Coonagro, De Heus, Grupo Calpar, Grupo Barigui, Hércules – Estruturas e Construtora, Inpasa, JA Saúde Animal, Lactalis, Lely, Menarim Agro, MSD Saúde Animal, Nobre Nutrição Animal, Nutrição Castrolanda, Nutrivital, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Seal Plus, Select Sires, Sicredi, ST Genetics, Tortuga, UCB Vet Saúde Animal e Vaccinar.

Com informações da assessoria

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right