Municípios da região geram mais de 4,9 mil empregos em 2026
Somente em maio, último mês com dados disponibilizados, foram 691 novos empregos

Os municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) geraram mais de 4,9 mil vagas de emprego entre janeiro e maio de 2026. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente em maio, último mês com dados disponibilizados, foram 691 novos empregos.
O levantamento do Portal aRede leva em consideração as cidades de: Campo Largo, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Irati, Jaguariaíva, Lapa, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, União da Vitória e Ventania.
Dentre as cidades que tiveram os maiores saldos na geração de empregos estão: Campo Largo (978), Ponta Grossa (815), São Mateus do Sul (425), Castro (407) e Irati (386).
Nos quatro maiores municípios, em geração de empregos, os setores de Serviços e Indústria aparecem como principais.
Em Campo Largom o setor de Serviços teve saldo de 528, já a indústria gerou 156. O cenário se repete em Ponta Grossa, com 845 vagas em Serviços e 241 na Indústria. Já em São Mateus do Sul e Castro foram 252 e 193 em Serviços, respectivamente, e 84 e 175 na Indústria.
Para a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, os indicadores refletem o trabalho desenvolvido para fortalecer a economia do município. “Cada novo emprego representa mais oportunidades para as famílias ponta-grossenses. Esses resultados mostram que Ponta Grossa continua crescendo, atraindo investimentos e criando um ambiente cada vez mais favorável para quem quer empreender, investir e trabalhar na nossa cidade”, afirma.
Já o prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, o desenvolvimento do município e a chegada de novas empresas fomentam o crescimento dos empregos. "Campo Largo continua crescendo. Com grandes empresas que chegaram nos últimos quatro anos gerando mais empregos e tem mais por aí, grandes empresas já estão a caminho. O futuro é promissor e cheio de possibilidades para todos nós. Vamos aproveitar essa fase de desenvolvimento", completa.
Em Irati, a maior parte das vagas geradas foi no setor da Construção, com 301 empregos. Da mesma maneira, Palmeira gerou 161 vagas no mesmo setor.
A Indústria foi destaque em Telêmaco Borba, Imbituva e Carambeí, que geraram 221, 142 e 121 empregos respectivamente.
Para a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso, a industrialização do município faz parte do plano de sua gestão. "Estamos visando o progresso, desenvolvimento, emprego, renda e também o aumento no orçamento geral do município. Com a cidade ganhando mais, conseguimos investir mais em políticas públicas para a população, melhorando a qualidade de vida de todos", conta.
No setor da Agropecuária, o destaque fica para Ortigueira e São João do Triunfo, que tiveram a ativadade como uma de suas principais gerações de emprego no ano, com 73 e 22 vagas geradas.
CRESCIMENTO REGIONAL
Para o presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e prefeito de Sengés, Gerson Nunes, os números refletem o desenvolvimento nos municípios em todos os setores. “Os Campos Gerais vivem um momento de crescimento consistente, com municípios cada vez mais dinâmicos e preparados para atrair investimentos. A AMCG segue trabalhando de forma integrada para ampliar ainda mais esse desenvolvimento e valorizar as potencialidades de cada cidade, para poder dar condições para quem mora, quem vier morar e quem se instalar como indústria poder ter um ambiente saudável para poder gerar emprego e riqueza para a região", afirma.
Confira os dados de cada município do levantamento realizado
CIDADE / SALDO DE EMPREGOS
- Campo Largo: 978
- Carambeí:199
- Castro: 407
- Curiúva: 85
- Imbaú: -23
- Imbituva: 241
- Ipiranga: -5
- Irati: 386
- Jaguariaíva: 111
- Lapa: 122
- Ortigueira: 111
- Palmeira: 298
- Piraí do Sul: 9
- Ponta Grossa: 815
- Porto Amazonas: -56
- Rebouças: 107
- Reserva: 62
- Rio Azul: 174
- São João do Triunfo: 90
- São Mateus do Sul: 425
- Sengés: -45
- Telêmaco Borba: 252
- Tibagi: 32
- União da Vitória: 150
- Ventania: 40
RESUMO
Balanço positivo: Os municípios dos Campos Gerais, Centro-Sul e RMC geraram mais de 4,9 mil empregos formais entre janeiro e maio de 2026, com 691 novas vagas abertas apenas no mês de maio.
Líderes de contratação: Campo Largo (978) e Ponta Grossa (815) lideraram a criação de postos de trabalho na região, impulsionados principalmente pelos setores de Serviços e Indústria.
Destaques setoriais: O levantamento apontou a Construção Civil como forte em Irati, a Indústria em alta em Telêmaco Borba e Carambeí, e a Agropecuária como destaque nos municípios de Ortigueira e São João do Triunfo.
Com informações da assessoria de imprensa.





















