Prefeitura de Reserva apresenta avanços conquistados no SUS
Entre 2021 e 2025 foram realizadas 6,4 mil consultas, número 252% superior ao registrado entre 2016 e 2020, quando foram 1,8 mil

Foi realizada a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Reserva, reunindo autoridades, profissionais da área, conselheiros, representantes de entidades e moradores. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou relatório dos investimentos locais realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos anos. Evento aconteceu na última sexta-feira (19), no Clube Reservense.
Entre os destaques está o crescimento das consultas com especialistas, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde). Entre 2021 e 2025 foram realizadas 6,4 mil consultas, número 252% superior ao registrado entre 2016 e 2020, quando foram 1,8 mil. Os investimentos financeiros também acompanharam essa evolução, passando de R$ 85 mil para mais de R$ 586 mil no período.
Os exames apresentaram também aumento expressivo. Enquanto entre 2016 e 2020 foram realizados 11,9 mil procedimentos, com gastos de R$ 1 milhão, entre 2021 e 2025 esse número alcançou 415,3 mil, representando crescimento superior a 6.800%, com investimentos de R$ 7,9 milhões dos cofres públicos.
“Cuidar da saúde e trabalhar bem na saúde é cuidar dos nossos, é pensar em quem está ao nosso lado, dentro da nossa casa, no nosso convívio (…) Tudo o que acontece na saúde do município passa pelas mãos de cada um que está aqui, dos profissionais, dos gestores e de toda a rede que faz o sistema funcionar”, comentou a vice-prefeita Ana Maria Pachalki.
O município também fortaleceu o sistema de regulação por meio da plataforma Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS, do Estado, implantada em 2019. Os agendamentos passaram de 1,1 mil em 2021 para 6,7 mil em 2025, garantindo melhor aproveitamento das vagas ofertadas e maior eficiência no encaminhamento dos pacientes.
A secretária Thais Mendes Didek destacou o papel fundamental do SUS na vida da população.“O SUS está presente nos momentos mais importantes da vida das pessoas, desde o nascimento, passando pela vacinação, acompanhamento das gestantes, prevenção de doenças e atendimento às emergências’’, disse ela.
A Prefeitura consolidou a integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos Campos Gerais, iniciada em 2022, lembrando que desde 2019 já havia uma ambulância destinada ao serviço. Foi anunciada a implantação, em breve, da nova equipe Alfa (Unidade de Suporte Avançado (USA) que atenderá também municípios vizinhos.
O Pronto Atendimento Municipal (PAM), em seu antigo local, acumulou mais de 166 mil atendimentos entre 2021 e 2025. Inaugurada em março deste ano, a nova unidade registra média mensal superior a 3,4 mil consultas e outros procedimentos, contando com estrutura própria que gera economia aproximada de R$ 310 mil por ano aos cofres públicos. O atendimento é garantido 24 horas por dia por equipes compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
QUADRO PROFISSIONAIS
A rede municipal de saúde também foi fortalecida por meio da ampliação do quadro de profissionais. Atualmente, por meio do concurso público de 2023, dos processos seletivos e do programa federal, o município conta com 18 médicos e enfermeiros, 33 técnicos de enfermagem, cerca de 80 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de sete dentistas e equipes de apoio administrativo e operacional.
Nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades, os atendimentos passaram de 22,7 mil em 2020 para 111,2 mil em 2025, crescimento de 389%. A população dispõe de diversas especialidades médicas e multiprofissionais, como pediatria, ginecologia, psicologia, ortopedia, nutrição, psiquiatria, fisioterapia e odontologia. Outro importante avanço foi a inauguração do Caps em 2025, ampliando o atendimento em saúde mental.
RESUMO
Balanço Positivo: A 15ª Conferência Municipal de Saúde de Reserva apresentou dados que mostram um aumento expressivo nos atendimentos entre 2021 e 2025, como o crescimento de 252% em consultas com especialistas e de mais de 6.800% na realização de exames.
Infraestrutura e Samu: O município consolidou o Samu na região, anunciou a futura chegada de uma Unidade de Suporte Avançado (equipe Alfa) e destacou o novo prédio do Pronto Atendimento Municipal (PAM), que gera uma economia anual de R$ 310 mil aos cofres públicos.
Profissionais e Especialidades: Impulsionada por concursos e contratações, a rede municipal aumentou os atendimentos nos postos de saúde em 389%, oferecendo diversas especialidades médicas e inaugurando, em 2025, um Caps voltado para a saúde mental.





















