UEPG define local do curso de medicina veterinária em Castro
O espaço público "Pessutinho”, anexo ao parque da Cooperativa Castrolanda, passará por adequações para receber os alunos do curso nos dois primeiros anos da grade curricular

O prefeito municipal de Castro, Reinaldo Cardoso, acompanhado dos secretários municipais de Governo, Ricardo Cardoso, e de Planejamento, Rodrigo Morais, e o gerente do Parque Tecnológico Agroleite, Gustavo Viganó, receberam na última quinta-feira, dia 14 de maio, a visita do vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ivo Mottin Demiate, junto de comitiva de diversos profissionais da instituição, para conhecimento e definição do local em que será estabelecido o curso de medicina veterinária dentro do ecossistema do parque tecnológico.
Na oportunidade, o grupo de trabalho visitou o espaço público hoje conhecido como “Pessutinho”, localizado no Parque de Exposições Dario Macedo, anexo ao parque da Cooperativa Castrolanda, que passará por adequações para receber os alunos do curso nos dois primeiros anos da grade curricular. A previsão é que após esse período o curso seja transferido para estrutura permanente, junto do Laboratório do Leite da Bioplat, anunciado pelo governador Ratinho Junior no Agroleite 2025.
O vice-reitor, Ivo Mottin Demiate, relata que o curso de medicina veterinária em Castro será inovador, pois se trata do primeiro curso de uma universidade pública paranaense em parceria com uma empresa, no caso com a Cooperativa Castrolanda, e com apoio total do poder público municipal. “Hoje é um dia importante para nós e para a cidade de Castro, está chegando muito próximo o momento do início das obras e do vestibular da veterinária, que estamos programando para acontecer ainda em 2026”, destaca Demiate.
Reinaldo Cardoso comenta que a vinda do curso de medicina veterinária para Castro é o início da criação de um polo de estudos da área de saúde animal no município. “A integração entre cooperativa, prefeitura, universidade e mais entidades irá transformar o espaço do Parque Tecnológico em polo nacional de ensino da agropecuária. Evoluiu muito esse projeto”, considera o prefeito.
Para Gustavo Viganó, o grande objetivo da agenda foi cumprido com a definição do local provisório do curso e do terreno das futuras edificações do laboratório. “Hoje demos um passo importante neste sonho de trazer um curso de medicina veterinária desse porte e com o respaldo da UEPG, uma universidade de renome, para Castro. O projeto será espelho para o Paraná e para o Brasil”, ressalta o gerente do Parque Tecnológico.
A comitiva da universidade estava formada pela pró-reitora de Planejamento, Andrea Tedesco, pelo pró-reitor de Graduação, Miguel Archanjo de Freitas Júnior, pela professora do departamento de Pedagogia, Graciete Tozetto Góes, do departamento de Biologia, Denilton Vidolin, do departamento de Medicina, professor Leandro Lipinski, do departamento de Zootecnia, professor Wilson Massamitu Furuya, e pelos engenheiros civis Flávio Pacholok e Flávia Lima Schroeder.
Segundo o professor Miguel Archanjo de Freitas Junior, que integra o grupo de trabalho da UEPG, a proposta contempla uma demanda da sociedade e está sendo pensada com base em uma perspectiva moderna de formação, com atividades práticas na comunidade desde o primeiro ano do curso. "O projeto pedagógico esta sendo gestado observando a vocação da localidade em que o curso será instalado. Através de uma parceria público-privada, o curso vem na perspectiva de se tornar referência na formação de médicos veterinários do contexto brasileiro, pois terá uma estrutura de ponta e um currículo moderno”.
GALERIA DE FOTOS
Parque Tecnológico Agroleite
O Parque Tecnológico Agroleite é um espaço dedicado ao desenvolvimento tecnológico voltado para o setor agropecuário, com foco especial na cadeia do leite. O parque já existe e opera no mesmo local onde acontece o Agroleite, maior evento de tecnologia da cadeia do leite da América Latina. Ele foi oficialmente lançado em agosto de 2024, durante a 24ª edição, quando a Castrolanda e o Governo do Estado do Paraná assinaram um memorando de entendimento credenciando o recinto de exposições da cooperativa, como um ecossistema de inovação junto ao Separtec (Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná).
RESUMO
Definição do local: A Prefeitura de Castro, a UEPG e representantes do Parque Tecnológico Agroleite definiram o espaço "Pessutinho" como a sede provisória para os dois primeiros anos do novo curso de medicina veterinária, que depois mudará para uma estrutura permanente.
Modelo inovador e prazos: O curso será o primeiro de uma universidade pública do Paraná em parceria direta com uma empresa (Cooperativa Castrolanda) e com o poder público. A previsão é realizar o vestibular ainda em 2026, com foco em aulas práticas desde o início.
Criação de um polo regional: A iniciativa visa transformar o Parque Tecnológico Agroleite em um polo nacional de ensino agropecuário e de saúde animal, aproveitando a estrutura já existente voltada para a cadeia do leite.
Com informações das assessorias de imprensa.























