PM Ambiental flagra pesca ilegal perto de barragem e apreende rede no Rio Iguaçu
Ação ocorreu durante patrulhamento noturno em Porto Amazonas; suspeitos fugiram ao perceber a presença policial

Uma ação da Polícia Militar Ambiental (PM) resultou na apreensão de equipamentos de pesca proibidos e na devolução de peixes ao Rio Iguaçu, no município de Porto Amazonas. A ocorrência foi registrada na noite de segunda-feira (16), durante patrulhamento em pontos conhecidos pela prática de pesca na região.
De acordo com o boletim policial, os agentes realizavam fiscalização nos pesqueiros do rio quando avistaram duas pessoas em atitude suspeita às margens da água, em um trecho localizado a menos de 500 metros da barragem da PCH Lúcia Cherobim.
Suspeitos fugiram ao perceber a presença policial
Segundo a equipe, ao notarem a aproximação da viatura, os dois indivíduos deixaram o local rapidamente e não foram localizados. Durante a verificação da área onde os suspeitos estavam, os policiais encontraram um saco contendo aproximadamente cinco quilos de peixes da espécie cascudo, além de uma tarrafa, equipamento de pesca considerado proibido nesse tipo de situação.
A legislação ambiental estabelece restrições para a atividade de pesca nas proximidades de barragens e corredeiras. Conforme a Instrução Normativa IBAMA nº 26/2009, é proibida a pesca a menos de mil metros a montante ou a jusante de barragens de empreendimentos hidrelétricos e a menos de 200 metros de cachoeiras ou corredeiras.
Material apreendido e investigação
Diante da situação, os policiais registraram a ocorrência e encaminharam o caso à Polícia Civil do Paraná, por meio da delegacia de Palmeira, que ficará responsável pela investigação do possível crime ambiental.
Os peixes encontrados foram devolvidos ao rio, enquanto o material utilizado na prática ilegal foi recolhido e inutilizado. A legislação prevê pena de um a três anos de reclusão, além de multa, para casos de pesca em desacordo com as normas ambientais.
RESUMO DA MATÉRIA:
- Polícia Ambiental encontrou cerca de 5 kg de peixes e uma tarrafa durante fiscalização no Rio Iguaçu, em Porto Amazonas.
- Dois suspeitos fugiram ao perceber a aproximação da equipe policial e não foram localizados.
- O caso foi encaminhado à Polícia Civil de Palmeira para investigação de possível crime ambiental.




















