Restauração em concreto PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26% | aRede
PUBLICIDADE

Restauração em concreto PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira chega a 26%

O principal serviço executado até agora é a terraplenagem, a movimentação do solo para executar a plataforma das terceiras faixas, vias marginais e adequar a plataforma da pista atual

A obra tem 32,7 quilômetros de extensão
A obra tem 32,7 quilômetros de extensão -

Publicado Por João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A restauração e ampliação em concreto da PR-151 entre Ponta Grossa e Palmeira, nos Campos Gerais, atingiu 26,08% de execução na medição mais recente, de dezembro. A obra tem 32,7 quilômetros de extensão e é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL).

O principal serviço executado até agora é a terraplenagem, a movimentação do solo para executar a plataforma das terceiras faixas, vias marginais e adequar a plataforma da pista atual, que está sendo alargada para aumentar as faixas de rolamento e para implantação de acostamentos.

Também estão sendo realizadas melhorias no pavimento asfáltico existente, que irá servir como base de uma nova camada de pavimento rígido de concreto, técnica conhecida como whitetopping, iniciada recentemente na obra.

Nessa etapa estão em andamento ainda os serviços de implantação de dispositivos de drenagem profunda de águas e construção de galeria celular de concreto, além de serviços complementares.

.

OBRA DEVE SER CONCLUÍDA EM 2027

O trecho contemplado começa no entroncamento com a PR-438, em Ponta Grossa, e segue até o entroncamento com a BR-277 no perímetro urbano de Palmeira. Além do whitetopping, ela inclui 15,2 quilômetros de terceiras faixas em segmentos críticos de ultrapassagem, novas vias marginais na Colônia do Lago e correções de geometria em curvas.

Entre as obras de arte especiais previstas, ainda será realizada a implantação de um novo viaduto em Palmeira, no entroncamento da PR-151 com a rua XV de Novembro, Rua Manoel Ribas, Rua Daniel Mansani e a Avenida Nacim Bacila.

A previsão é de concluir a obra em 2027, com um investimento de R$ 257,2 milhões.

RESUMO

Andamento da obra: A restauração e ampliação da rodovia entre Ponta Grossa e Palmeira atingiu 26,08% de execução, com foco atual em terraplenagem e drenagem.

Melhorias técnicas: O projeto utiliza a técnica de whitetopping (pavimento de concreto sobre o asfalto) e inclui a construção de 15,2 km de terceiras faixas, vias marginais e um novo viaduto em Palmeira.

Investimento e prazo: Com um aporte de R$ 257,2 milhões do Governo do Estado, a previsão é que os 32,7 quilômetros de melhorias sejam concluídos em 2027.

Com informações: AEN.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right