Prefeitura de Guarapuava lança Plano Municipal de Educação
O documento estabelece diretrizes, metas e ações para fortalecer a formação continuada dos profissionais que atuam na proteção social no município
Publicado: 01/12/2025, 15:53

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava (Semads) realizou, na última semana, o lançamento oficial do Plano Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento ocorreu na Faculdade Guarapuava, e contou com a presença do deputado estadual Artagão Júnior, deputado federal Rodrigo Estacho, presidente da câmara de vereadores Pedro Moraes e vereador Nego Silvio, além de reunir trabalhadores da rede governamental e não governamental.
O documento, elaborado de forma coletiva por servidores da Assistência Social e organizações da sociedade civil, estabelece diretrizes, metas e ações para fortalecer a formação continuada dos profissionais que atuam na proteção social no município.
O prefeito Denilson Baitala também participou do evento e ressaltou a importância da iniciativa para a qualificação dos serviços socioassistenciais. “É uma alegria participar do lançamento do Plano Municipal de Educação Permanente do SUAS. Os servidores são essenciais para construir uma Guarapuava mais justa, mais humana e mais próspera. Trabalhamos em equipe, e a secretaria tem papel fundamental no atendimento às pessoas mais vulneráveis. Contem comigo para avançarmos ainda mais nos próximos anos”, declarou.
Durante a cerimônia, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves, destacou a relevância do plano para aprimorar o atendimento à população.
Segundo ela, o documento representa um avanço significativo para todos os trabalhadores do SUAS. “É um plano que oferece condições para um trabalho de maior comprometimento, alinhado às prerrogativas do sistema. O principal é cuidar dos usuários com maior capacidade técnica, fortalecida pelas capacitações que serão desenvolvidas ao longo do tempo. Agradeço a toda a comissão que se dedicou arduamente à construção desse importante plano”, afirmou.
A presidente da Comissão de Educação Permanente do SUAS, Cibeli Tozzi, reforçou que o plano é fruto de um processo participativo. “É uma construção coletiva dos trabalhadores da Secretaria de Assistência Social e das entidades. A partir de um diagnóstico realizado com servidores governamentais e não governamentais, estruturamos um plano que direciona as formações, capacitações e diretrizes da educação permanente. É um marco histórico para Guarapuava”, explicou.
GALERIA DE FOTOS
Guarapuava terá indústria-escola
Em parceria com o Governo do Estado e com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Prefeitura Municipal de Guarapuava assinou um projeto para construção de uma indústria-escola no município. O objetivo é fomentar a fortalecer a agricultura familiar.
"Demos um passo gigante para transformar a vida de quem trabalha no campo. Assinamos um projeto que vai fortalecer de verdade a agricultura familiar da nossa região. Com um investimento de mais de R$ 30 milhões, vamos implantar aqui uma indústria-escola, onde os produtos dos nossos agricultores serão transformados, industrializados e comercializados com o apoio dos estudantes e profissionais da universidade", explica Baitala.
De acordo com o prefeito, o projeto irá significar mais renda, oportunidades e valorização para quem planta e produz. "Significa ver o trabalho do agricultor sendo reconhecido e ganhando espaço no mercado. Esse é o nosso compromisso: apoiar quem faz a diferença todos os dias e garantir um futuro melhor para as famílias do campo e para toda Guarapuava", ressalta.
RESUMO
- A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) de Guarapuava lançou o Plano Municipal de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a presença de autoridades, incluindo deputados e vereadores, e reuniu trabalhadores da rede governamental e não governamental.
- O documento foi elaborado de forma coletiva (servidores da Assistência Social e organizações da sociedade civil) e estabelece diretrizes, metas e ações para a formação continuada dos profissionais de proteção social do município. O objetivo central é qualificar e aprimorar os serviços socioassistenciais, garantindo um atendimento mais técnico e humanizado aos usuários.
- O prefeito Denilson Baitala e a secretária Helena Francisca Alves destacaram a iniciativa como um avanço significativo e um marco histórico para Guarapuava. Eles ressaltaram que o plano fortalece o comprometimento e a capacidade técnica dos servidores, que são essenciais para construir uma cidade mais justa e atender às pessoas mais vulneráveis.
Com informações da assessoria de imprensa.
























