Reserva inicia consulta pública sobre construção da Rota Turística Caminhos do Peabiru
A proposta visa fortalecer políticas públicas de cultura e turismo, com foco no desenvolvimento econômico sustentável, geração de emprego e renda
Publicado: 28/10/2025, 16:08

A Prefeitura Municipal de Reserva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Lazer, e o Governo do Estado, iniciaram nesta terça-feira (28) a consulta pública aberta à população sobre a construção da Rota Turística Caminhos do Peabiru. A proposta visa fortalecer políticas públicas de cultura e turismo, com foco no desenvolvimento econômico sustentável, geração de emprego e renda.
A consulta está sendo realizada por meio de um questionário online, com nove perguntas, disponível até 6 de novembro, com tempo estimado de preenchimento entre 5 a 10 minutos. Os cidadãos poderão conhecer a proposta de rota e contribuir com sugestões, críticas e opiniões sobre o trajeto escolhido.
A primeira versão do traçado consolidado da rota foi apresentada no último dia 16 aos representantes das Secretarias de Estado do Planejamento e do Turismo e ao diretor de Turismo, Alan Pietrochinski, representando Reserva com outros responsáveis municipais envolvidos. A reunião contou com 112 participantes em modalidade online. No final de julho, ocorreu a primeira oficina regional do projeto em nosso município.
CONTEXTO HISTÓRICO - Também conhecida como Rota do Peabiru, foi uma antiga trilha indígena que conectava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando a América do Sul. Esse percurso milenar foi criado por povos pré-colombianos e servia como via de comunicação, comércio e peregrinação entre diferentes regiões do continente. Seu trajeto principal ligava desde Cusco, no atual Peru, até o litoral paulista, passando por áreas que hoje pertencem ao Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
ACESSE O FORMULÁRIO CLICANDO AQUI
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria pelo WhatsApp (42) 98419-2017 ou pelo e-mail: sec.meioambientereservapr@gmail.com.
Com informações da assessoria de imprensa.





















