Campo Largo, Irati e Piraí do Sul recebem o Prêmio Band Cidades
Premiação celebra as boas práticas das gestões municipais
Publicado: 23/10/2025, 09:16

Curitiba, Piraí do Sul, Palotina, Bom Sucesso do Sul, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Flórida, Paiçandu, Maringá, Rolândia, São Carlos do Ivaí, Ivatuba, e Irati foram premiadas no quesito 'pilares específicos', na 5ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – Etapa Paraná, realizada no Teatro Regina Vogue, no Shopping Estação, em Curitiba, na noite de quarta-feira (22).O evento reuniu gestores municipais, lideranças e autoridades estaduais para celebrar as melhores práticas de gestão pública no Estado.
Pinhais, Quatro Pontes e Pato Branco receberam os principais prêmios da edição.
A grande vencedora da noite foi Pinhais, que conquistou dois prêmios — nos pilares de Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além do Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente na categoria acima de 100 mil habitantes. Os municípios de Quatro Pontes e Pato Branco conquistaram o Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente, nas categorias menor que 30 mil habitantes e entre 30 mil e 100 mil habitantes, respectivamente.
Representando o Governo do Paraná, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, ressaltou que o forte trabalho do Estado junto às prefeituras tem ajudado a transformar a vida nos pequenos e grandes municípios.
“O Paraná tem evoluído muito. Quando observamos os indicadores, é nítido o avanço em todas as áreas — saúde, segurança, educação e sustentabilidade. O prêmio é um estímulo para que as prefeituras troquem experiências e adotem boas práticas que já deram certo em outros municípios. Celebrar essas conquistas é valorizar a boa gestão pública e o impacto positivo que ela traz para a vida do cidadão”, afirmou Guto Silva.
Ele também lembrou que os municípios do Paraná alcançaram em 2022 o melhor índice de qualidade de vida da história, a partir do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM). A média geral do Paraná passou de 0,7291 em 2021 para 0,7414 em 2022, o melhor resultado desde 2010, quando foi iniciada a série. Cerca de 53% dos municípios (214) estão com índice igual ou superior ao do Estado.
GALERIA DE FOTOS
CELEBRAÇÕES – A etapa estadual premiou 63 municípios paranaenses, divididos por porte populacional. Os vencedores concorrerão à final nacional, que será realizada em Brasília, reunindo os melhores desempenhos de todo o Brasil.
A prefeita Rosa Maria, de Pinhais, assinalou a importância do reconhecimento e que esse resultado é fruto de um olhar para o futuro e de muito trabalho feito com planejamento, inovação e compromisso com as pessoas. "Cada servidor é parte dessa conquista, que mostra o quanto nossa cidade evoluiu em áreas como saúde, transporte, meio ambiente e cultura”, comemorou.
O prefeito de Pato Branco, no Sudoeste, Geri Natalino Dutra, reforçou o trabalho da administração pública direcionado às vocações do município, o que ajuda no desenvolvimento. “Estamos no caminho certo, especialmente na educação. A cidade é inovadora, empreendedora e seguirá avançando com o apoio da nossa gente”, afirmou.
O prefeito de Quatro Pontes, município da região Oeste de menos de 5 mil habitantes, Cesar Alexandre Seidel, afirmou que o prêmio é fruto do trabalho conjunto. "O maior legado que um administrador público pode deixar é, justamente, o cuidado com as pessoas”, disse.
71 INDICADORES – Criado em 2021, o Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Áquila, e tem como objetivo reconhecer e incentivar boas práticas de gestão pública municipal.
Neste ano, a premiação contou com 487 cidades finalistas nas etapas estaduais em todo o País, avaliadas a partir do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que reúne 71 indicadores distribuídos em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e. Mobilidade; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
O diretor de jornalismo e programação da Band Paraná, João Azevedo, destacou que o prêmio é uma forma de homenagear o trabalho dos prefeitos e valorizar a transparência e o desenvolvimento social. “O Prêmio Band Cidades Excelentes avalia o desempenho das gestões sem necessidade de inscrição, reconhecendo o mérito das administrações que entregam resultados concretos à população”, disse.
Confira a lista de premiados – Etapa Paraná 2025
Pilar Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Piraí do Sul (menor que 30 mil habitantes)
- Palotina (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Curitiba (acima de 100 mil habitantes)
Pilar Educação
- Bom Sucesso do Sul (menor que 30 mil habitantes)
- Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Curitiba (acima de 100 mil habitantes)
Pilar Saúde e Bem-Estar
- Brasilândia do Sul (menor que 30 mil habitantes)
- Pato Branco (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Campo Largo (acima de 100 mil habitantes)
Pilar Infraestrutura e. Mobilidade
-Flórida (menor que 30 mil habitantes)
- Paiçandu (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Maringá (acima de 100 mil habitantes)
Pilar Sustentabilidade
- São Carlos do Ivaí (menor que 30 mil habitantes)
- Rolândia (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Pinhais (acima de 100 mil habitantes)
Pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
- Ivatuba (menor que 30 mil habitantes)
- Irati (entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Pinhais (acima de 100 mil habitantes)
Vencedores Prêmio IGMA Geral Cidade Excelente
- Quatro Pontes (categoria menor que 30 mil habitantes)
- Pato Branco (categoria entre 30 mil e 100 mil habitantes)
- Pinhais (categoria acima de 100 mil habitantes)
Com informações: Agência Estadual de Notícias.
























