Santa Casa assume hospital e maternidade em São Mateus do Sul | aRede
PUBLICIDADE

Santa Casa assume hospital e maternidade em São Mateus do Sul

O objetivo é ampliar os atendimentos de média e alta complexidade no município, além de aumentar serviços e especialidades ofertados

Hospital Doutor Paulo Fortes passará a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em outubro
Hospital Doutor Paulo Fortes passará a ser administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba em outubro -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes, em São Mateus do Sul, passará a ser administrado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. O anúncio foi feito pela prefeita Fernanda Sardanha (PSD) na tarde desta quarta-feira (24). A entidade deve assumir o local a partir de outubro.

Em entrevista ao Portal aRede, a prefeita afirmou que objetivo é ampliar os atendimentos de média e alta complexidade no município, além de aumentar serviços e especialidades ofertados.

Conforme explica Fernanda, o Hospital está em processo de intervenção municipal desde fevereiro de 2024, desde então, a Prefeitura realizou avaliações das demandas regionais na saúde, junto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com apoio do secretário Beto Preto e do deputado estadual Hussein Bakri.

“Fomos buscar uma instituição que assumisse o Hospital Doutor Paulo Fortes, principalmente os atendimentos de média e alta complexidade. Através de estudos, conversamos com a Santa Casa para implementar os serviços na cidade”, explica a prefeita.

VAZIO ASSISTENCIAL - Segundo a secretária municipal de Saúde, Daiane Ribeiro, existe um vazio assistencial na região. “O hospital atende uma microrregião, que é São Mateus do Sul e Antônio Olinto, mas precisamos pensar regionalmente. Temos uma demanda na macrorregião, foi isso que avaliamos”, comenta.

Ainda segundo a secretária, sob intervenção municipal, foram organizados os serviços que já eram prestados no local. “Organizamos o básico, que já era ofertado na complexidade possível no hospital. Agora, precisamos avançar e melhorar”, disse.

NOVO PRÉDIO - Em parceria com o Governo do Estado, até o final do ano, uma nova estrutura do Hospital deve ser entregue. Ao todo, foram investidos em torno de R$ 23 milhões para a construção da unidade de saúde.

Nesse sentido, a prefeita Fernanda reforça que a Santa Casa irá administrar o hospital no novo local. “Nós temos o investimento do Estado, do nosso governador Ratinho Junior, no novo hospital, com 60 leitos. Agora, estamos em um processo de convênio para aquisição do enxoval e equipamentos de maior complexidade. Assim que entregarmos isso, acredito que vamos ter a ampliação de especialidades e serviços através da Santa Casa”, pontua.

A obra estrutural será entregue para a Secretaria de Estado da Saúde nesta quinta-feira (25). Após a estruturação de enxoval e equipamentos, a unidade poderá ser utilizada para atendimentos na cidade.

VÍDEO
Confira a entrevista da prefeita Fernanda Sardanha e da secretária Daiane Ribeiro ao Portal aRede. | Autor: Grupo aRede.
 

PRONTO ATENDIMENTO - Por fim, Fernanda destaca a assinatura da Ordem de Serviço para início das obras de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade, com investimento de R$ 3,5 milhões, com apoio do Estado, através da Sesa. “É um novo pronto atendimento que contará com aparelhos, equipamentos de exames, uma nova infraestrutura de qualidade. Será uma ampliação nos serviços de urgência e emergência no município”.

A nova UPA de São Mateus do Sul terá cerca de 800 metros quadrados de área construída, contando enfermarias, área de raio-x e outros espaços para qualificar e ampliar o atendimento na cidade. A previsão de entregue é de 10 meses.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right