Festival de Primavera reuniu cerca de 50 mil pessoas em Castro
O Festival contou com atrações únicas, como o espetáculo noturno com chamas sincronizadas em quase 50 maçaricos de balões, shows musicais, gastronomia, exposições e atividades ao ar livre
Publicado: 16/09/2025, 16:26

O Festival da Primavera, realizado em Castro entre 12 e 14 de setembro, trouxe cultura, natureza e momentos inesquecíveis para toda a família. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o evento reuniu cerca de 50 mil pessoas no município.
O Festival contou com atrações únicas, como o espetáculo noturno com chamas sincronizadas em quase 50 maçaricos de balões, shows musicais, gastronomia, exposições e atividades ao ar livre. Uma experiência rara no Brasil que iluminou o Castrolanda Expo Center e encantou turistas de todas as idades.
“Muito obrigado, gente de Castro e de todo o Paraná. Milhares de vocês estiveram conosco no Festival da Primavera e foi lindo ver nossa cidade pulsando de vida e alegria. Meu agradecimento a todos os servidores públicos que trabalharam pra isso se realizar e, em especial, ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, por terem escolhido Castro para sediar esta primeira edição do Festival”, disse o prefeito Reinaldo Cardoso.
Para o gestor, investir em turismo gera retorno o ano inteiro, não apenas durante o evento. “O truismo movimenta hotéis, restaurantes, comércio e artesanato local. Os empreendedores ainda vão sentir esse impacto no dia a dia por bastante tempo. Esse evento promovido pelo Estado trouxe visibilidade nacional pra nossa cidade e isso vai gerar frutos por longo prazo. A mídia, o alcance, a atenção que conseguimos superam com folga o valor investido na estrutura, resultado dessa parceria sólida com o Governo do Paraná”, complementou Reinaldo.
Segundo o prefeito, Castro está abrindo uma nova página de sua história. “O povo está sentindo orgulho da cidade, e estamos nos afirmando como um polo regional e estadual de desenvolvimento e turismo. Convido toda a população a continuar prestigiando nossos eventos, pois são grandes indutores turísticos, geram oportunidades, fortalecem nossa identidade, e transformam Castro num lugar cada vez melhor para se viver e visitar”, finalizou.
GASTRONOMIA E SERVIÇOS - Os resultados do Festival de Primavera foram positivos ao município, região e também aos empreendedores que participam do evento. O pavilhão gastronômico, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), parceira do evento, comercializou cerca de 7 mil pratos, apenas até o sábado (13). Uma boa parte dessas vendas foi de pratos típicos Paraná, como barreado, carne de onça e entrevero de pinhão.
Ainda segundo a Abrasel-PR, o ticket médio de gasto por pessoa no pavilhão gastronômico é de R$ 30. Levando em conta as vendas nos dois primeiros dias de evento, as atrações gastronômicas geraram cerca de R$ 210 mil de movimentação financeira.
Com informações: assessoria de imprensa e Viaje Paraná.