Carambeí é reconhecida como Capital Estadual das Tortas | aRede
PUBLICIDADE

Carambeí é reconhecida como Capital Estadual das Tortas

Nesta quinta-feira (11), o deputado estadual Moacyr Fadel, junto da prefeita Elisangela Pedroso, participou de uma solenidade para entrega oficial do título a cidade

Moacyr Fadel e Elisangela Pedroso estiveram reunidos durante a solenidade
Moacyr Fadel e Elisangela Pedroso estiveram reunidos durante a solenidade -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, em julho de 2025, o projeto de lei 558/2023, de autoria do deputado estadual e 3º vice-presidente da Alep, Moacyr Fadel (PSD), que concedeu ao município de Carambeí o título de 'Capital Estadual das Tortas'. Nesta quinta-feira (11), o deputado junto da prefeita Elisangela Pedroso (PL), uma solenidade para entrega oficial do título de Capital Estadual das Tortas a cidade. O reconhecimento pode auxiliar a fomentar o turismo no município e na região dos Campos Gerais.

A lei de autoria do parlamentar reconhece a identidade local, consolida a vocação gastronômica e reforça a posição do município nos roteiros turísticos do Paraná. A solenidade aconteceu no Clube Choupana, na Estrada para Catanduvas, na região da Chácara Bela Vista.

Em conversa com o Portal aRede, Fadel afirma que foi um privilégio e um orgulho fazer o projeto de lei que reconhece Castro como a Capital das Tortas. "Tínhamos o objetivo de credenciar esse título para fomentar o turismo, movimentar a cidade e fazer com que as pessoas que passam por Carambeí, que tem um dos maiores fluxos no Paraná, entrem no município para experimentar as tortas mais gostosas, não só do Estado, mas de todo o país", complementa.

Ainda, Fadel comenta sobre a qualidade dos produtos produzidos em Carambeí. "Quem conhece sabe as delícias feitas aqui pelos nossos empresários. Por isso tive o prazer de poder trazer esse título para Carambeí, como uma homenagem, merecida por essa cidade tão querida".

VÍDEO
Fadel afirma que foi um privilégio e um orgulho fazer o projeto de lei. | Autor: Bernardo Rosas/aRede.
 

A prefeita Elisangela também destacou, ao Portal aRede, o reconhecimento da cidade. "É uma honra receber esse título. Nós já tínhamos esse nome, como Cidade das Tortas, no Estado do Paraná e até no Brasil. Agora, isso vem se consolidar com esse título tão importante concedido pela Assembleia Legislativa pelo deputado Moacyr", reforça.

Na sequência, a prefeita explica que o título poderá trazer uma importância ainda maior para a cidade. "Traz uma importância maior para o nome de Cidades das Tortas, fomentando muito mais o turismo, onde podemos mostrar as potencialidades de Carambeí, como as gastronômicas, naturais, culturais e tecnológicas. Sempre digo que Carambeí é uma cidade abençoada, com seu povo, cultura e agora esse título vem reforçar ainda mais esse nome que já temos", finaliza.

VÍDEO
A prefeita Elisangela também destacou, ao Portal aRede, o reconhecimento da cidade. | Autor: Bernardo Rosas/aRede.
 

SAÚDE - A Prefeitura Municipal de Carambeí irá inaugurar a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Catanduvas nesta sexta-feira (12). A cerimônia está prevista para às 15 horas, com presença da prefeita Elisangela Pedroso e da secretária municipal de Saúde, Maira Hollebem.

Durante sua conversa com o Portal aRede, Elisangela também destacou a importância da inauguração para a saúde pública municipal. "Quando assumimos nossa gestão em 2021, ela estava fechada. Agora, vamos entregar a essa comunidade uma UBS com mais de 300 metros quadrados, uma construção ampla e moderna, com dois médicos, técnicos, enfermeiros, agentes comunitários e um veículo. Uma unidade totalmente equipada que vem trazer conforto e comodidade para a população da comunidade".

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right