'Cidade europeia': Prefeitura investe em ações para fomentar o turismo em Carambeí
A iniciativa busca atrair turistas para a cidade durante a estação mais fria do ano, destacando seus principais atrativos: o Parque Histórico e o Lavandário
Publicado: 31/07/2025, 14:14

Quando o frio chega aos Campos Gerais, Carambeí se transforma. O aroma das tortas recém-saídas do forno se mistura à brisa gelada que percorre os campos floridos, e a cidade convida visitantes a viver uma experiência que une história, cultura e sabores únicos. Inspirada por esse cenário acolhedor e repleto de encantos, a Prefeitura Municipal de Carambeí lançou uma nova campanha publicitária com o conceito: “Carambeí, a Europa do Paraná”.
A iniciativa busca atrair turistas para a cidade durante a estação mais fria do ano, destacando seus principais atrativos: o Parque Histórico de Carambeí, que preserva com delicadeza e fidelidade a memória dos imigrantes holandeses, e o Lavandário, que colore o inverno com seu perfume e beleza. Aos sentidos, ainda se soma a gastronomia típica, marcada por receitas tradicionais e pelas irresistíveis tortas holandesas, que fazem da cidade um verdadeiro refúgio de sabores.
Para a prefeita Elisangela Pedroso (PL), investir no turismo é valorizar a identidade local e fortalecer a economia. “É um orgulho para todos os carambeienses ter uma cidade abençoada como a nossa, conhecida pela cultura e gastronomia incomparáveis”, destaca.
Em nota, a Administração Municipal ressalta que "Carambeí, com seu charme europeu, seus campos, suas histórias e sua gente acolhedora, se apresenta como um destino imperdível neste inverno. Um convite ao aconchego, à descoberta e à memória que se saboreia a cada passo".
CAPITAL DAS TORTAS - No início do mês de julho, a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou o projeto de lei 558/2023, de autoria do deputado estadual e 3º vice-presidente da Alep, Moacyr Fadel (PSD), que concede ao município de Carambeí o título de 'Capital Estadual das Tortas'.
A união de tradições e hábitos que começou na casa dos imigrantes se transformou em uma identidade do município. Muito mais do que um título, essa lei valoriza a cultura e a história de Carambeí e impulsiona o turismo regional", destaca Fadel.
Para o presidente da Alep, Alexandre Curi (PSD), com o título concedido ao município, será possível fomentar ainda mais o turismo a Carambeí. “Agora com esse título, nós vamos fomentar, vamos divulgar mais e vamos trazer o turismo para vocês”.
PROJETO - Ainda, a prefeita Elisangela relembra o projeto do município para investir em um novo Centro de Eventos, para fomentar ainda mais o setor do turismo. “É um sonho da população carambeiense. Este ano fazemos 30 anos de emancipação política, mas nós não temos um espaço cultural do município”, explica Elisangela. A gestora municipal ainda conta que, a partir de uma economia feita durante sua Gestão, será feita a compra desse espaço, o qual será um ‘presente’ para a população.
Com informações das assessorias de imprensa.