Projeto prevê pavimentar 'Estrada do Kalinoski' que liga PG a Teixeira Soares | aRede
PUBLICIDADE

Projeto prevê pavimentar 'Estrada do Kalinoski' que liga PG a Teixeira Soares

O objetivo é buscar recursos junto ao Governo do Estado para viabilizar a pavimentação da estrada rural

Elizabeth Schmidt, Ivanor Müller e demais lideranças estiveram reunidos para debater o projeto
Elizabeth Schmidt, Ivanor Müller e demais lideranças estiveram reunidos para debater o projeto -

João Iansen

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O município de Teixeira Soares, sob a gestão do prefeito Ivanor Müller (PP), está articulando uma importante parceria com a prefeita Elizabeth Schmidt (União Brasil). O objetivo é buscar recursos junto ao Governo do Estado para viabilizar a pavimentação da estrada rural que liga a região do Contorno, em Ponta Grossa, até o território vizinho, passando Estrada do Kalinoski.

Ambos os prefeitos participaram de uma reunião técnica, que também contou com a presença do secretário-geral de governo de Teixeira Soares, Eloyr Jagher; a arquiteta Patrícia Rodrigues de Almeida; o procurador-geral do Município de Teixeira Soares, Jean Paul Takeshi Yamamoto; o empresário Marcus Borsato, presidente do Grupo Philus, que administra as empresas Zero Resíduos e Ponta Grossa Ambiental; e três produtores rurais da região, interessados no desenvolvimento da área.

PROJETO - Conforme explica a Administração Municipal de Teixeira Soares, o projeto de pavimentação foi financiado com recursos próprios garantidos pelo setor privado, incluindo empresários e fazendeiros locais, diante do potencial de valorização da região, que deverá receber condomínios residenciais fechados e pode futuramente abrigar novas instalações industriais.

Ainda, a Prefeitura explica que, embora o trecho da estrada em Ponta Grossa seja mantido sem convênio formal, em Teixeira Soares há um contrato em vigor que obriga a manutenção da via por parte da empresa operadora do aterro da cidade.

“Com o projeto já em mãos, a proposta agora é unir forças políticas e técnicas entre os dois municípios e buscar, junto aos deputados estaduais, o apoio necessário para garantir financiamento estadual da obra”, comentou Ivanor.

De acordo com o prefeito, a  pavimentação da estrada deve melhorar a logística rural, facilitar o escoamento de produção, atrair novos investimentos e, futuramente, integrar-se à rodovia PR-438, criando um novo eixo de desenvolvimento regional.

“Essa iniciativa reforça o comprometimento da gestão de Teixeira Soares com o progresso, a articulação intermunicipal e a busca por soluções práticas em parceria com o setor privado”, finalizou Müller.

Conforme ressalta Elizabeth Schmidt, esta obra é reivindicada há anos. "Esta gestão entende a importância de pavimentar locais que impulsionam o desenvolvimento de Ponta Grossa. Nossa administração tem como prioridade levar desenvolvimento para todas as regiões”.

RECURSOS - Uma das maneiras para adquirir recursos para viabilizar o projeto, seria através do Governo do Estado, por exemplo, pelo Programa Estradas da Integração, que tem como objetivo implementar uma gestão integrada das estradas rurais, alinhada aos sistemas conservacionistas das áreas afetadas. 

O projeto do Estado visa otimizar os recursos e potencializar os resultados, respeitando as especificidades e normas de cada localidade. Desde 2019, foram mais de R$ 1,5 bilhão investidos nestas estradas, capilarizando o desenvolvimento econômico e melhorando a mobilidade de centenas de milhares de paranaenses.

As obras contemplam desde estradas consideras rurais, que garantem o escoamento da produção agrícola de comunidades até rodovias.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right