Prefeitura de Castro projeta aumento de 23% para servidores municipais | aRede
PUBLICIDADE

Prefeitura de Castro projeta aumento de 23% para servidores municipais

Evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (10); gestão celebrou realizações em todas as áreas

Lideranças municipais destacaram ações dos primeiros 100 dias de Gestão em Castro
Lideranças municipais destacaram ações dos primeiros 100 dias de Gestão em Castro -

Milena Batista

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A nova gestão da Prefeitura Municipal de Castro completou 100 dias na última quinta-feira (3). Diante disso, nesta manhã, foi realizado uma prestação de contas para a população, ressaltando as principais conquistas do governo, até o momento.

REAJUSTE - O aumento salarial de 23% para os servidores municipais de Castro, foi anunciado na manhã desta quinta-feira (10), durante o evento. Conforme Ricardo Cardoso Filho, secretário de Governo, o reajuste é algo muito seguro, com base na previsão orçamentária de 496 milhões para o ano de 2025. "Ele chega a 23% no quadro geral, porque hoje nós não temos ainda os números fechados. Mas 5% devem ser os índices inflacionários e essa diferença de 17% é o aumento real".

O secretário comentou que este reajuste irá abranger cerca de 1.720 servidores. "Nós encaminhamos o projeto para a procuradoria e para a Secretaria da Administração, para posteriormente ser analisado pelo Poder Legislativo. Então, assim que possa ser aprovado, nós podemos implantar na folha de pagamentos dos servidores", finalizou.

Para Rodrigo Morais da Silva, Secretário de Administração, foi necessária muita consciência do governo para fazer o reajuste, buscando uma correção histórica. "Principalmente os trabalhadores mais humildes, as pessoas que fazem o dia a dia no bairro, no parque de máquinas, na secretaria de obras, têm uma remuneração baixa. E a gente tem essa consciência desde a campanha do Dr. Rinaldo do Regis", disse.

Ele ainda destacou que o município tem uma arrecadação forte, a qual permite trabalhar essa questão. "Temos uma margem folgada no momento e estamos trabalhando. A gente pretende, com isso, ter uma governabilidade tranquila do ponto de vista econômico, do ponto de vista financeiro", contou. Rodrigo finalizou dizendo que as secretarias estão o tempo todo buscando recursos na parte de desenvolvimento, de saúde, de educação e emendas parlamentares.

SAÚDE - Matilvani Moreira, secretário de Saúde de Castro, destacou que o hospital é uma das ações que está dentro do programa 'Caminhos de Cuidar'. "É lógico que a gente não consegue transformar uma situação que envolve um contrato de aproximadamente 120 milhões da noite para o dia". O secretário destacou que a prefeitura está trabalhando para revitalizar o hospital. "O projeto envolve a questão do Instituto Mundial. Preciso deixar claro, que nós temos um contrato com eles de 10 anos. Então, a gente está trabalhando no aspecto técnico, jurídico, financeiro e econômico para resolver essa questão do hospital". 

Após uma negociação com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a prefeitura decidiu criar, dentro do programa de 'Luz de Cuidar', um Samu alternativo. "A gente mandou uma terceira ambulância. Então a pessoa vai ligar para o 192 e esse 192 vai dizer que o paciente não tem indicação de ser transportado pelas ambulâncias do Samu, pelos protocolos existentes. E, em seguida, o próprio Samu vai ligar para uma ambulância do 'Luz de Cuidar', que vai buscar esse paciente", contou Matilvani.

O secretário relatou que a ambulância continuará sendo regulada e controlada pelo Samu. Porém, como Castro possui duas ambulâncias, além dos carros, pode ser que os veículos sejam acionados ao mesmo tempo. "E se eu precisar de uma emergência? Nós estamos recebendo duas ambulâncias novas para o Samu. Nós estamos resolvendo desta maneira, criando uma terceira ambulância". 

SEGURANÇA - Fábio do Prado, secretário de Segurança Pública, a demanda da Guarda Civil Municipal é muito alta na cidade. "Mas o resultado está sendo bem positivo e eu acredito que a população está bem atenta nessas ocorrências". Ele ressaltou ser importante prezar a questão do número emergencial e as ocorrências serão melhor filtradas. "Na semana retrasada, se eu não me engano, tiveram 54 registros de ocorrência pela GCM, sexta, sábado e domingo. Em torno de 18 ocorrências por dia, fora aquelas ocorrências, que é a GCM vai ao local e orienta", contou. 

APOIO ÀS ENTIDADES - Neste ano, o governo do município aumentou o valor do repasse para as entidades que prestam serviços aos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência, beneficiando entidades como Apae e a Casa da Criança e do Adolescente. O montante deve alcançar mais de R$ 5 milhões, utilizando valores arrecadados em festas, como as vendas de camarotes de rodeios. 

GALERIA DE FOTOS

  • Lideranças municipais destacaram ações dos primeiros 100 dias de Gestão em Castro
    Lideranças municipais destacaram ações dos primeiros 100 dias de Gestão em Castro
  • Prefeitura de Castro projeta aumento de 23% para servidores municipais
  • Prefeitura de Castro projeta aumento de 23% para servidores municipais
  • Prefeitura de Castro projeta aumento de 23% para servidores municipais
 
PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right