AMCG apresenta proposta a prefeitos para se tornar Consórcio | aRede
PUBLICIDADE

AMCG apresenta proposta a prefeitos para se tornar Consórcio

A primeira reunião de 2025 debateu transformar a Associação em um consórcio multifinalitário, que deve facilitar a captação de recursos para projetos dos municípios

Reunião foi realizada nesta sexta-feira (04), em Palmeira.
Reunião foi realizada nesta sexta-feira (04), em Palmeira. -

João Iansen, Matheus Gaston e Rodolpho Bowens

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizou em Palmeira, nesta sexta-feira (04), a primeira reunião de 2025. A cerimônia reuniu lideranças municipais e estaduais para debater projetos para a região. O principal ponto discutido, foi de transformar a Associação em um consórcio multifinalitário, que deve facilitar a captação de recursos para projetos dos municípios. A pauta foi apresentada aos prefeitos durante o evento e deve ser votada em uma próxima reunião da Associação.

Estiveram presentes a prefeita de Imbaú e presidente da AMCG, Dayane Sovinski (PSD), o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson (PSD), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (União Brasil), a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), o prefeito de Jaguariaíva e presidente do CimSamu, Juca Sloboda (PL), o prefeito de São João do Triunfo, Mario Cezar (PT), os deputados estaduais Hussein Bakri (PSD), Alisson Wandscheer (Solidariedade), Marcelo Rangel (PSD), Mabel Canto (PSDB), e o secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni.

Em sua fala, Dayane Sovinski explicou, em entrevista ao Portal aRede, como a implementação de um consórcio deve beneficiar as cidades da região. A presidente aponta que a implementação de um consórcio facilitará a obtenção de emendas e recursos e vai garantir que a AMCG realiza projetos em pequenos municípios. "Isso vai permitir que a AMCG se fortaleça ainda mais na parte da Cultura e do Esporte, por exemplo", considera.

Já o prefeito de Palmeira, Altamir Sanson destacou a importância da reunião entre os prefeitos da AMCG. Segundo a liderança política, os chefes do Poder Executivo “discutirão propostas para melhorar a qualidade de vida da região” dos Campos Gerais.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt considera que o encontro seja uma oportunidade para entender a missão e os objetivos do consórcio, bem como ele deverá ser constituído. "Eu acredito que cada uma das cidades indo bem, as demais irão bem. Se Palmeira vai bem, Ponta Grossa também e vice-versa. Nosso objetivo é fortalecer a região", finaliza.

Ressaltando o benefício da mudança para consórcio, Elisangela Pedroso afirmou que fica feliz pela pauta ser discutida. “Sempre é importante reunir os prefeitos, debater assuntos, discutir ideias. Fico muito feliz, porque essa pauta foi algo que levantei enquanto era presidente da AMCG”, disse durante conversa com a equipe de Jornalismo do Portal aRede.

Na oportunidade, Juca Sloboda destacou projetos do Consórcio Intermunicipal Samu dos Campos Gerais (CimSamu) para a região. “Estamos presentes em todas as discussões voltadas para nossa região. Temos pautas também do Samu, nós iremos implantar nos próximos dias mais três novas ambulâncias para Carambeí, Palmeira e Jaguariaíva”, conta Sloboda.

Na sequência, Sloboda falou sobre a pauta para transformar a AMCG em um consórcio multifinalitário. “Isso é importante para economizar recursos na aquisição de bens, serviços e de maquinários, que pode ser feito em consórcio, barateando os custos para os municípios, facilitando o processo licitatório e trazendo economia para os cofres públicos”, completa.

Evento da AMCG reuniu lideranças municipais e estaduais.
Evento da AMCG reuniu lideranças municipais e estaduais. |  Foto: Bernardo Rosas/aRede.
 

ESTADO - Representando o Governo do Estado, o deputado estadual Hussein Bakri estacou a relevância desse tipo de atividade para o desenvolvimento dos municípios da região. Segundo o deputado, além de conhecer as propostas, a reunião também permite debater os projetos e apontar possíveis contribuições. O parlamentar também apontou que as cidades dos Campos Gerais vêm recebendo investimentos importantes nas áreas da Saúde e Educação e que o contato com as lideranças municipais é fundamental nesse processo.

Já o secretário do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, parabenizou a presidente da AMCG, Dayane Sovinski, pela realização do evento e apresentou programas da pasta estadual para a região, como os recursos do Fundo para a Infância e Adolescência.

Primeiro, Carboni apresentou que as cidades terão recursos livres, que poderão ser investidos em diferentes áreas como: materiais de consumo, pedagogia, esportes, higiene, recreação, alimentos, veículos, entre outros.

Segundo o documento, serão destinados R$ 400 mil para os 19 municípios da AMCG, totalizando um aporte de R$ 8,1 milhões.

PUBLICIDADE

Conteúdo de marca

Quero divulgar right